A Secretaria de Saúde de Campinas começa a realizar nesta segunda-feira, 27 de maio, a campanha de vacinação contra a poliomielite. Com foco em crianças de até 4 anos e 11 meses, a mobilização vai até 14 de junho e, neste período, o Programa de Imunização prevê aplicar doses nos centros de saúde, em pelo menos 68 escolas, shoppings e terminais de ônibus, sendo neste último caso viabilizada por meio de uma parceria com a Emdec.
O Dia D de imunização está programado para 8 de junho. Além disso, há programação com objetivo de atualizar cadernetas para todas as faixas etárias. Veja abaixo detalhes da ação.
Objetivo da campanha
A meta da Saúde é vacinar contra pólio pelo menos 95% das crianças de 1 a 4 anos, grupo estimado em 57 mil pessoas. Para este grupo a vacinação será indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema vacinal completo deverá receber a dose da vacina oral.
Para os menores de 1 ano, se houver necessidade, é feita a atualização do esquema vacinal, com a dose injetável, e os dados entram para a cobertura vacinal de rotina, que em 2023 foi de 92,8%.
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, sendo que em 1994 houve certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.
A doença é considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
A coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli, enfatizou que a estratégia de vacinação é fundamental para reduzir o risco de reintrodução do vírus no Brasil “Amplia o acesso às vacinas e garante a imunização adequada da população não só contra a poliomielite, mas contra outras doenças. A vacina aplicada nessa faixa etária será a vacina oral. Ela é muito segura, sendo umas das mais antigas e conhecidas do Calendário Nacional”, ressaltou.
Centros de saúde
A vacina contra pólio está disponível nos 68 centros de saúde de Campinas.
Não é preciso agendamento. Pais ou responsáveis pelas crianças precisam apresentar documentos de identificação delas com foto, e caderneta (se tiver).
Os endereços dos centros de saúde e horários das salas da vacinação em cada unidade estão disponíveis na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/vacina
Escolas municipais
A Saúde prevê levar a campanha de vacinação para pelo menos 68 escolas municipais a partir de 3 de junho. Cada CS vai selecionar uma instituição de ensino onde foi identificada maior quantidade de estudantes com cadernetas desatualizadas para, além de imunizar contra a pólio, aplicar as vacinas que estejam previstas no Calendário Nacional.
As escolas participantes da ação ainda serão definidas pelas unidades de saúde.
Terminais de ônibus
No período de 3 a 7 de junho, uma ação especial em parceria com a Emdec está programada para ocorrer diariamente em três terminais de ônibus, das 16h às 19h. Neste caso, a Saúde também oferece a possibilidade de atualizar as cadernetas de pessoas a partir dos 9 anos, incluindo as imunizações contra gripe, covid-19, febre amarela e HPV.
Terminal Central: rua Cônego Cipião, s/n, Centro.
Terminal Barão Geraldo: rua Luiz Vicentin, s/n, Barão Geraldo.
Terminal Campo Grande: avenida John Boyd Dunlop, 74, Jardim Sul América.
Shoppings e mercados
Na mesma semana, outras três iniciativas estão programadas para um shopping e dois hipermercados na cidade com objetivo de aumentar a adesão dos moradores.
O Campinas Shopping recebe a campanha de vacinação entre os dias 5 e 7 de junho, das 16h às 19h. O endereço é rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago
Outras duas ações estão programadas para o período de 3 a 7 de junho, no mesmo horário, em dois mercados. A primeira é no Assaí Abolição, localizado na rua Abolição, 2013, e a segunda está prevista para o Atacadão que fica na avenida Ruy Rodriguez, 3.100.
Dia D
A mobilização nacional está programada para 8 de junho. Em Campinas, a vacinação ocorre em centros de saúde, Lagoa do Taquaral, shoppings e supermercados. Os pontos escolhidos apresentam fluxo de pessoas elevado, o que favorece o aumento da adesão.
Centros de saúde (horário das salas de vacinação)
São Quirino, das 8h às 17h
31 de Março, das 8h às 17h
Campo Belo, das 8h às 17h
Florence, das 8h às 17h
Ipê, das 8h às 12h30
Valença, das 8h às 17h
Aurélia, das 8h às 17h
Jardim Capivari, das 8h às 12h30
Vista Alegre, das 8h às 12h30
Santo Antônio, das 8h às 12h30
DIC 1, das 8h às 12h30
Santa Lúcia, das 8h às 12h30
Aeroporto, das 8h às 12h30
União dos Bairros, das 8h às 12h30
Os outros pontos com ações programadas são:
Parque Dom Pedro Shopping, das 12h às 20h. Endereço: avenida Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra.
Lagoa do Taquaral, das 8h às 17h. Endereço: avenida Dr. Heitor Penteado, 1.671, Parque Taquaral.
Dalben (Taquaral), das 8h às 17h. Endereço: avenida Nossa Senhora de Fátima, 1.270, Taquaral.
Shopping Parque das Bandeiras, das 10h às 18h. Endereço: avenida John Boyd Dunlop, 3.900, Jardim Ipaussurama.
Unimart Shopping, das 10h às 20h. Endereço: avenida Império do Sol Nascente, 350, Chácara República.
Enxuto, das 8h às 17h. Endereço: avenida John Boyd Dunlop, 440, Jardim Aurélia.
Mix Shopping, das 8h às 17h. Endereço: rua das Acácias, 888, Vila Boa Vista.
Atacadão, das 8h às 17h. Endereço: avenida Ruy Rodriguez, 3.100, Jardim Yeda.
Pague Menos do Jardim Nova Europa, das 8h às 17h. Endereço: avenida Baden Powell, 2.026, Jardim Nova Europa.
Pague Menos da Vila Pompéia, das 8h às 17h. Endereço: avenida Mirandópolis, 860, Vila Pompéia.
Carrefour Campinas/Valinhos, das 8h às 17h. Endereço: avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza, 3.900, Jardim Antonio Von Zuben.