Nesta segunda-feira (27), São José dos Campos e Jacareí iniciam a vacinação monovalente contra a Covid-19 para o público-alvo prioritário.
O público-alvo segue a definição do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde e inclui crianças entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto de acordo com a faixa etária e os grupos prioritários (pessoas com 5 anos de idade ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença).
Veja como fica a vacinação monovalente nas cidades da região:
Jacareí
A partir de hoje, a Prefeitura de Jacareí começa a aplicação da vacina monovalente contra Covid-19, conforme definição do Ministério da Saúde. A vacinação acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h em todas as Unidades de Saúde (exceto Unidade Central).
Até o momento, o município recebeu 950 doses da vacina Covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna. Esta versão monovalente do imunizante está atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5.
É necessário apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação para triagem. Além disso, a pessoa que for receber a dose não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e carteirinha de vacina.
São José dos Campos
A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina monovalente contra Covid-19. Até o momento, o município recebeu 2.840 doses do imunizante Monovalente (XBB), da fabricante Moderna.
Todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar o público-alvo.
Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.
Público-alvo da vacinação monovalente
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores
- Gestantes
- Puérperas
- Imunocomprometidos
- Povos Indígenas
- Comunidade Ribeirinha
- Quilombolas
- Trabalhadores da Saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- Pessoas em situação de rua
Esquema vacinal
Para receber a dose da monovalente, a pessoa que faz parte de um dos grupos prioritários deve ter recebido a última dose da vacina contra a covid-19 há, pelo menos, três meses.
Para as crianças entre 6 meses a 4 anos que nunca receberam alguma dose de vacina Covid-19, o esquema recomendado da vacina Covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna, é de duas doses, sendo que a segunda dose deve ser administrada 4 semanas após a primeira.
As crianças que tenham três doses das vacinas Covid-19 (Pfizer baby ou Coronavac), ou seja, com esquema recomendado para essas vacinas completo, deverão receber uma dose da vacina Covid-19 Monovalente (XBB).
Quanto ao esquema vacinal dos demais públicos, a orientação será realizada na unidade de saúde, no momento da vacinação.