A Prefeitura de Araçatuba deu início, nesta segunda-feira (27), à Campanha Fora Leish, uma iniciativa inédita na cidade voltada para o encoleiramento de cães como medida de combate à leishmaniose. Esta campanha, com duração programada de quatro anos, surge como resposta às preocupações crescentes em relação aos casos de leishmaniose na região.
O projeto, que foi disponibilizado para Araçatuba devido à organização das ações de controle da leishmaniose no município, conta com uma equipe especializada e todos os recursos necessários para o diagnóstico tanto em cães quanto em humanos. A Secretária de Saúde, Carmem Guariente, destaca que as ações de vigilância e controle da doença têm sido prioridade desde o início da gestão, visando evitar a única alternativa anteriormente disponível, que era a eutanásia dos cães.
A principal estratégia da campanha é o encoleiramento de cães saudáveis como forma de prevenção da leishmaniose. As coleiras utilizadas contêm repelentes que impedem a transmissão da doença, e agentes de saúde irão percorrer os bairros, iniciando pelas áreas com maior incidência da doença em humanos. O processo de encoleiramento abrangerá todos os cães domiciliados com mais de 3 meses, sendo que a coleta de sangue para exames será realizada apenas em animais maiores de 6 meses.
A troca das coleiras está prevista a cada 6 meses, período no qual os cães serão submetidos a exames de sangue. Amostras serão enviadas para o Centro de Controle de Zoonoses, onde serão realizados testes rápidos. Caso seja confirmada a presença da leishmaniose, as amostras serão encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para confirmação. A cerimônia de lançamento contou com a presença do prefeito Dilador Borges, autoridades locais e representantes do Instituto Adolfo Lutz, marcando oficialmente o início das ações da campanha Fora Leish.