Arnaldo Blume Filho, de 48 anos, que atua como controlador de acesso no PS Central de São Vicente, litoral paulista, foi agredido na tarde de segunda-feira (27), pelo assessor e cunhado do vereador Tiago Peretto, que o acompanhava em uma visita à unidade médica, como de costume por parte do político.
Nas imagens divulgadas, é possível ver o momento em que a agressão acontece. Arnaldo parece barrar a entrada do agressor, filmava a entrada do vereador no local. O mesmo devolve um ‘soco’ ao funcionário após a abordagem.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, que lamentou o ocorrido, o trabalhador passou por atendimento médico, sutura da boca e atendimento odontológico e foi encaminhado à delegacia para realizar Boletim de Ocorrência.
A administração municipal também ressaltou que a fiscalização in loco por parte dos vereadores deve ser realizada com solicitação de presença de responsável que deve acompanhar o vereador, o que não ocorreu no caso. Todo o suporte necessário está sendo dado ao funcionário agredido. A prefeitura informou também que abrirá diálogo com o sindicato da categoria para a criação de uma nova portaria, mais restritiva à entrada de qualquer pessoa estranha aos ambientes de saúde, a fim de proteger trabalhadores e pacientes.
O vereador, Tiago Peretto, também se posicionou em nota sobre o ocorrido. Segundo ele, a sua ida ao Pronto Socorro Central de São Vicente foi devido à denúncias recebidas de pacientes, relatando a demora no atendimento médico, e como parte do exercício do mandato, o parlamentar foi até o local verificar os problemas relatos.
“O controlador de acesso tentou impedir a gravação do meu trabalho de fiscalização que faço rotineiramente. Só que eu repudio qualquer tipo de agressão. Me coloco à disposição para ajudar, no que for preciso, o funcionário agredido. Não é esse o modo que oriento às pessoas que estão ao meu lado. A pessoa que teve essa conduta reprovável é meu cunhado e apenas prestava serviço freelancer de gravação de vídeo. Ele não era meu assessor e não estará mais comigo”, se manifestou o vereador.
Para finalizar, Tiago também salientou que há mais de três anos denuncia os problemas na saúde de São Vicente e nunca destratou qualquer funcionário terceirizado ou servidor público.
O prefeito da cidade, Kayo Amado, também se manifestou sobre o ocorrido em suas redes sociais conforme post abaixo. O chefe do executivo finalizou dizendo “Unidade de saúde não é bagunça, nem espaço para se fazer política com assessores. É espaço de trabalho que precisa de paz para ser exercido da melhor forma.”.