SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, interditou nesta segunda-feira (27) uma ponte para pedestres localizada na rua Jamil João Zarif, que dava acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A ponte, que passa por cima do rio Baquirivu-Guaçu, foi interditada após um deslizamento de terra que danificou a estrutura, provocado pelo excesso de chuva que caiu na região entre a madrugada de domingo (26) e a manhã de segunda e o consequente acúmulo de lixo no trecho.
“A ponte para pedestres seria desmontada em 30 dias, devido às obras de macrodrenagem previstas no local, quando uma passarela provisória seria instalada. Com o problema ocorrido nesta segunda-feira, a Secretaria de Obras tentará adiantar a construção desta estrutura”, disse a Prefeitura de Guarulhos, em nota.
A previsão é que a ponte provisória seja construída nas próximas semanas. Durante esse período, os pedestres devem usar a passarela localizada no terminal Taboão até a estação Aeroporto da CPTM.
A ponte estava fechada para tráfego de veículos desde 2013, ficando apenas disponível para a passagem de pedestres, grande parte funcionários do próprio aeroporto.
Quanto ao lixo que intensificou o problema, a Prefeitura de Guarulhos afirmou que “realiza limpezas constantes em seus córregos e rios, mas em algumas ocasiões e períodos não é possível limpar todo o lixo depositado irregularmente”.
VICTÓRIA BATALHA / Folhapress