Ao longo desta sexta-feira (31), o 1º lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 está caindo nas contas de 88.127 contribuintes no Vale do Paraíba, no Litoral Norte e na Serra da Mantiqueira.
O valor total do crédito bancário entregue na região até o fim do dia é de R$ 144.726.297,40, que será dividido entre contas de contribuintes prioritários e não prioritários.
Veja quem recebe a restituição do Imposto de Renda neste 1º lote:
- Idosos acima de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Fim do prazo para entrega da declaração
Hoje também é o último dia para quem ainda não declarou o imposto de renda ficar em dia com a Receita Federal. A declaração do IRPF deve ser entregue até às 23h59. Até o início do dia 48.464 contribuintes ainda não tinham entregue o documento na região.
Quem não entregar dentro do prazo fixado, está sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.
Datas das próximas restituições
- segundo lote: 28 de junho;
- terceiro lote: 31 de julho;
- quarto lote: 30 de agosto; e
- quinto e último lote: 30 de setembro.
A consulta pode ser feita na página da internet da Receita Federal e nos apps da receita.
A ordem de prioridade para a restituição é a seguinte: contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos, contribuintes idosos com idade igual/superior a 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX, e demais contribuintes.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gabriela Leite