RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A prova de 42 km da Maratona do Rio, principal etapa do maior evento de corridas de rua da América Latina, terá uma “briga” de campeões no início da manhã deste domingo (2).
QUÊNIA X BRASIL NO MASCULINO
O atual campeão Josphat Kiprotich, do Quênia, tem forte concorrência de brasileiros. O atleta marcou o recorde da prova na edição passada ao cravar um tempo de 2h13min19s, média de quase 19 km/h em todo o percurso. A expectativa, aliás, é de que este número seja batido por ele ou não no fim de semana.
O país africano conta com outros favoritos à vitória, como Zablon Chumba, Julio Kiprono Taurus e Kirui Kiprotich.
O Brasil, no entanto, vem com artilharia pesada. Justino Pedro da Silva, bicampeão em 2021 e 2022, é um dos principais cotados a “repatriar” o top 1. O pernambucano representou o país no Sul-Americano recentemente e vem mostrando sua rotina de treinos no Instagram.
Outro campeão recente confirmado é Giovani dos Santos, que faturou a prova dos 42 km em 2019. Ederson Vilela, Edmilson Santana e Wendell Souza também se destacam na lista dos 26 atletas da elite.
E NO FEMININO?
As etíopes Betelhem Monges e Tsehay Maru são as favoritas, mas veem a sombra de sete brasileiras na disputa pela vitória.
Andreia Hessel é a principal representante da casa. Ela faturou a Maratona de São Paulo em 2018 e acabou com um jejum de sete anos sem vitórias brasileiras na prova em questão.
Daiana Justino, Fabricia Ester, Amanda Aparecida de Oliveira, Rejane Ester, Solange Maria e Eulália dos Santos completam a lista brasileira da elite nos 42 km deste domingo (2). Emily Chebet, de Uganda, é a última inscrita nesta categoria.
QUANDO SERÃO AS PRÓXIMAS PROVAS?
21 km: 1º/6 (sábado), a partir das 6h. Largada: Jardim de Alah. Chegada: Aterro do Flamengo
42 km: 2/6 (domingo), a partir das 5h. Largada e chegada: Aterro do Flamengo
10 km: 2/6 (domingo), a partir das 8h30. Largada e chegada: Aterro do Flamengo
ONDE ASSISTIR?
Prova de 21 km: Tênis Certo (YouTube), com transmissão em 1ª pessoa
Prova de 42 km: ESPN 2 (TV fechada) e Star+ (streaming)
BRUNO MADRID / Folhapress