SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O vulcão Monte Ibu, localizado na ilha de Halmahera, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado (1º).
Erupção levantou nuvem de fumaça com cerca de 5 quilômetros de extensão. Fenômeno ocorreu às 11h no horário local (23h no horário de Brasília), segundo a agência de vulcanologia do país.
Ao menos sete vilas foram evacuadas. A orientação dada pela agência foi de que moradores e turistas ficassem a uma distância de pelo menos 7 quilômetros da cratera.
“Desastres secundários devem ser antecipados”, afirmou a Agência Nacional de Gestão de Desastres do país. Fortes chuvas com enchentes e correntes de lava fria podem atingir a região por causa da erupção, segundo previsão do órgão.
O Monte Ibu está no nível mais alto de alerta da agência nacional de meteorologia desde 16 de maio. Mais de cem erupções foram registradas no vulcão desde o começo do ano, segundo o Jakarta Times.
Indonésia fica localizada em “anel de fogo”. País tem ao menos 127 vulcões ativos. Uma das tragédias mais recentes relacionadas a erupção foi registrada em 11 de maio, quando ao menos 67 morreram por causa das chuvas torrenciais causadas pela erupção e pelo fluxo de laca do Monte Marapi, na província de Sumatra Ocidental.
Redação / Folhapress