Nesta segunda-feira (3), funcionários da Volkswagen de Taubaté retornam ao trabalho após duas semanas de férias coletivas. A paralisação na unidade aconteceu em razão de fornecedores de peças do Rio Grande do Sul estarem impossibilitados de produzir por conta das fortes chuvas e enchentes que atingem o estado gaúcho.
De acordo com a Volkswagen do Brasil, as unidades estavam em férias coletivas desde 20 de maio. Outras duas fábricas, em Ancheita e São Carlos, no estado de São Paulo, também adotaram a medida e retomaram a produção hoje. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) seguiu produzindo normalmente nesse período.
A tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul já vitimou 169 pessoas e afetou 473 municípios do estado. Alguns fornecedores da empresa, com fábricas instaladas na região, ficaram impedidos de produzir neste momento, o que afetou o fornecimento de peças para as unidades.
A empresa informou por nota que se solidariza com o povo sul-rio-grandense e “reforça sua convicção de que a reconstrução desse estado será realizada com a mesma grandeza dos gaúchos”.
Impacto na fábrica de Taubaté
De acordo com o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), cerca de 1,8 mil trabalhadores da fábrica de Taubaté foram afetados com as férias coletivas.