SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Dados do conglomerado de hospitais particulares da Rede D’Or apontam que, entre os meses de abril e maio, as unidades de pronto-socorro registraram uma alta de 198% nos atendimentos por dengue em todo o estado de São Paulo.
No total, a rede diz ter realizado 58.212 atendimentos em maio ante a 19.535 durante todo o mês de abril nas 26 unidades localizadas no estado.
As unidades que registraram maior número de atendimentos foram as localizadas em Osasco, Anália Franco e Morumbi, respectivamente.
Já no cenário nacional a situação é de estabilidade. Segundo a rede de hospitais, todas as 69 unidades do conglomerado registraram 67.797 atendimentos em abril, enquanto em maio foram contabilizados 67.222 em todo o país.
A Rede D’Or afirmou ainda que a maior parte dos atendimentos do grupo está registrada em São Paulo (86,5%), seguido por Rio de Janeiro (7,2%) e Distrito Federal (3,1%).
Em nota, o diretor nacional de infectologia da Rede D’Or, David Uip, pontua que o ciclo de transmissão da dengue deve terminar mais tarde que em anos anteriores. “Que isso sirva de alerta para um novo cenário epidemiológico da doença a partir de temperaturas cada vez mais altas e mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global”, diz.
No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que 3.325 pessoas morreram pela doença até a última segunda-feira (3).
Já no estado de São Paulo, até a segunda eram registrados 922 óbitos por dengue, enquanto a capital paulista apontava 43 mil novos casos em uma semana e 194 mortes.
Redação / Folhapress