‘Innovation Week’ trará inovação e tecnologia para Campinas

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas. Especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica.
'Innovation Week' trará inovação e tecnologia para Campinas
Foto: Carlos Bassan

A partir da próxima segunda-feira, 10, Campinas recebe a Innovation Week (CIW) que promete colocar a cidade no circuito nacional de eventos da área de tecnologia. Durante quatro dias, cerca de 15 mil pessoas devem passar pelos quatro espaços destinados a palestras, reuniões de negócios e shows. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no site oficial do evento.

O evento foi lançado na manhã desta quarta-feira, 5 de junho. O prefeito Dário Saadi falou da importância para a cidade. “É um evento importante para o Brasil que, tenho certeza, vai colocar Campinas na posição certa, de cidade centro de tecnologia, de inovação e do conhecimento”, disse. “Este é um dos eventos mais importantes das comemorações dos 250 anos de Campinas que reconhece o seu passado e olha para um futuro que só existe com inovação, pesquisa, ciência e tecnologia”, concluiu.

A realização é da Prefeitura de Campinas, em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a Fundação Fórum Campinas, a Venture Hub e a 100 Open StartUps.

O CIW vai reunir quatro eventos em um único espaço, no prédio da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio), uma área de mais de 7,5 mil metros quadrados, totalmente reformada. No dia 11, acontece a Retail Conference; 12 e 13, a Inova Trade Show; e o TechStart Summit e a OiWeek encerram a programação, na sexta-feira, 14.

“Temos aqui importantes universidades, empresas, laboratórios, o que fortalece nossa vocação tecnológica e inovadora. O Campinas Innovation Week vem coroar tudo isso e nos colocar no cenário nacional de debate sobre indústria 4.0, inteligência artificial, transição energética, empreendedorismo e tantos outros temas da atualidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

Além da geração de cerca de 400 empregos diretos e indiretos e de envolver outros 500 profissionais na organização, o CIW também vai influenciar na taxa de ocupação dos hotéis, que deve ficar em 70%, além de movimentar os restaurantes da cidade.

Acessibilidade e sustentabilidade:

Os espaços do Campinas Innovation Week foram pensados para que todos possam prestigiar palestras, fazer networking ou apreciar os shows. O prédio onde ocorrerá o evento é térreo, com placas de identificação de acessibilidade ao longo de todo o espaço e rampas e banheiros adaptados. As palestras também contarão com tradução em Libras.

O cuidado com o meio ambiente também é uma preocupação dos organizadores do evento. As lixeiras serão sustentáveis e de material reciclável e uma cooperativa fará a coleta dos recicláveis para a destinação correta dos materiais; além disso, toda a iluminação do espaço será com LED, o que vai gerar economia de energia. Outra novidade são os climatizadores que reduzem a temperatura e purificam o ar e também são econômicos.

Palestras:

Serão 50 palestras em quatro dias. Entre os temas estão os ligados à sustentabilidade, transformação digital, indústria 4.0, inteligência artificial, comunicação, empreendedorismo, agronegócio, ecossistemas de negócios, transição energética, marketing digital, indústria e tecnologia.

Entre os convidados estão representantes do CpqD, Unicamp, iFood, Institutos Ethos, Enel Trading, Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIA), Centro de Pesquisas Petrobras, Cepetro, Bosch, Stanley, Ciesp e Fiesp, entre outros.

Programação Cultural:

O Campinas Innovation Week também promete agitar quem gosta de boa música. Antes dos shows principais, um DJ vai fazer o público entrar no clima. Todos os shows são gratuitos.

A primeira atração, na terça-feira, 11, será um Duo de irmãs DJs e produtoras que vem se destacando na cena eletrônica. Formado por Juliana e Natalia, Etta tem como característica marcante a mescla de diferentes estilos musicais em suas produções e apresentações, criando um som autêntico e envolvente.

No dia 12, Dia dos Namorados, a Família Lima fará um show gratuito a partir das 17h30. O grupo, formado em 1994, tem uma história de sucesso. Com nove discos e dois DVDs lançados, a Família Lima já vendeu mais de 1 milhão de cópias e se apresentou nas mais importantes casas de shows do Brasil, além de já ter feito shows em mais de 13 países.

Para os amantes do sertanejo, a dupla Bruninho e Davi é a atração do dia 13. A dupla Sul-Mato-Grossense, que completa 15 anos de carreira em 2024, soma mais de um bilhão de views no Youtube e é uma das grandes referências no nicho sertanejo. Em 2013, se destacaram com o hit “Onde Nasce o Sol” com a participação de Jorge & Mateus. Outro grande marco na carreira foi o DVD “Ao Vivo No Ibirapuera”, gravado em 2016, que contou com as participações de Luan Santana e Gusttavo Lima.

Dubdogz vai trazer o melhor da música eletrônica para encerrar a Campinas Innovation Week, na sexta-feira, 14 de junho. Dubdogz é um duo de música eletrônica formada pelos irmãos gêmeos Marcos Ruback Schmidt e Lucas Ruback Schmidt. Nascidos em Juiz de Fora, Minas Gerais, os jovens contabilizam mais de 10 anos de carreira, nos quais criaram diferentes projetos solos de Hi-Tempo, sendo eles Wega e Ruback.

Serviço:

Campinas Innovation Week
Quando: 10 a 14 de junho
Onde: Prédio do Relógio (antiga Oficina de Locomotivas da Companhia Mogiana)
Endereço: rua Dr. Sales de Oliveira, 1.380, Vila Industrial
Entrada gratuita
Inscrições no site oficial do evento (https://campinasinnovationweek.com.br/).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS