(UOL/FOLHAPRESS) – Fernando Alonso, da Aston Martin, liderou a sexta-feira (7) de treinos livres para o GP do Canadá, aproveitando meia hora de pista seca na segunda sessão, disputada no final da tarde em Montreal. George Russell, da Mercedes, foi o segundo e o piloto da casa, Lance Stroll, também da Aston Martin, foi o terceiro. Mas as equipes seguem de olho no clima, pois as condições desafiadoras deste primeiro dia de atividades devem marcar todo o final de semana da nona etapa do campeonato.
Na segunda sessão do dia, os carros pelo menos conseguiram rodar mais, depois do temporal de granizo que caiu logo antes do primeiro treino e fez com que a sessão começasse de verdade mais de 20 minutos depois do programado. Estava garoando quando os carros foram à pista, mas mesmo assim os pilotos logo começaram as atividades com os pneus de seco.
O único que não fez isso foi Charles Leclerc, que será investigado porque não se pode usar pneus intermediários quando a sessão não é declarada molhada. Ele logo foi chamado aos boxes e voltou à pista com os pneus de seco.
Sabendo que havia chuva a caminho, os pilotos deixaram a pista bem movimentada, o que gerou muitas reclamações por conta do trânsito de quem desacelerava para tentar abrir espaço para começar uma volta sem ser atrapalhado. Como é uma pista curta, esse deve ser um problema principalmente na primeira parte da classificação, neste sábado (8).
JULIANNE CERASOLI / Folhapress