SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A economista Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado (8), aos 94 anos. A informação foi confirmada pelo PT-RJ.
Conceição Tavares nasceu em Portugal em 1930 e se formou em matemática pela Universidade de Lisboa antes de vir ao Brasil, em 1954. Ela foi professora, escritora e deputada federal entre 1995 e 1999. Trabalhou no BNDES e CEPAL.
Conceição Tavares foi uma das mais importantes referências teóricas e acadêmicas do PT. Em 2021, vídeos de aulas e entrevistas de Conceição Tavares viralizaram nas redes sociais.
Políticos lamentaram a morte da economista. Em nota oficial, o PT-RJ escreveu que Conceição Tavares é uma das figuras mais proeminentes na área da economia. “Reconhecida por suas atribuições ao pensamento desenvolvimentista e por seu impacto na formação de diversas gerações”.
O presidente Lula (PT) destacou que Conceição Tavares “adotou o Brasil e nosso povo”. “Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social”.
O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) escreveu que o Brasil perdeu uma mulher extraordinária. “Ela deixou um legado importante para o pensamento econômico brasileiro”.
O senador Randolfe Rodrigues (Sustentabilidade) afirmou que a economista “deixa um vasto legado sobre pensamento crítico em economia, justiça social, luta contra a desigualdade e, sobretudo, de muita coragem na defesa dos mais vulneráveis”.
Redação / Folhapress