SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESSS) – Governo quer evitar embates com projeto sobre delação, extradição de foragidos do 8/1 na Argentina deve se prolongar, cenário após dissolução do Parlamento na França e outras notícias para começar esta terça-feira (11).
POLÍTICA
Governo Lula vê potencial desgaste e tenta se afastar de projeto sobre delação. Aliados dizem que proposta não é tema do Executivo e não deve ter centralidade no Congresso Nacional.
MERCADO
Pressão contra MP para compensar desoneração cresce e chega ao Supremo. Lula começa a receber setores afetados por restrição de créditos tributários do PIS/Cofins após discutir tema com Pacheco.
MINISTÉRIO DA FAZENDA
Arrecadação sobe em maio, mas fica abaixo do previsto e eleva risco de bloqueio de gastos. Frustração de receitas dificulta cumprimento da meta fiscal, que prevê déficit zero em 2024.
EDUCAÇÃO
Lula pressiona, e greve nas universidades federais pode acabar nesta semana. Acréscimo de R$ 5,5 bilhões no orçamento das instituições federais agradou sindicato.
COTIDIANO
STF tem maioria para suspender leis de cidades de MG e GO que proíbem linguagem neutra. Ministros acompanham voto do relator, Alexandre de Moraes, no sentido de que cabe à União definir diretrizes da educação.
STF
Pedidos de refúgio e fator Moraes podem dificultar extradição de foragidos do 8/1 na Argentina. Ligação de Milei com Bolsonaro é entrave em processo que deve se estender; se país considerar que houve crimes políticos, brasileiros não poderão ser extraditados.
SÃO PAULO
Boulos e Marçal polarizam embate e ofuscam Nunes em grupos de WhatsApp e Telegram. Entre bolsonaristas, há tanto mensagens críticas quanto elogiosas a influenciador lançado na disputa de SP pelo PRTB.
FUTEBOL INTERNACIONAL
Torcedores que atacaram Vinicius Jr. com cantos racistas são condenados a 8 meses de prisão. Os três apoiadores do Valência também estão proibidos de ir aos estádios por dois anos; ‘que os outros racistas tenham medo’, disse o jogador.
UNIÃO EUROPEIA
Direita radical e esquerda aceleram campanha após dissolução do Parlamento na França. Líderes de diferentes espectros políticos falam em ‘era pós-Macron’ e buscam alianças após presidente convocar eleição.
TECNOLOGIA
Apple turbina Siri com ChatGPT, lança reconhecimento facial para travar apps e mais IAs. Integração com inteligência artificial chega depois de concorrentes.
EDUCAÇÃO
Relatora do novo ensino médio quer nova redução de disciplinas como português e matemática. Senadora Professora Dorinha definiu 2.200 horas para a formação geral básica, 200 horas a menos do que o aprovado na Câmara.
SÃO PAULO
Polícia Civil de SP vai pedir ajuda do Paraná para investigar curso de peeling de fenol pela internet. OUTRO LADO: Defesa da farmacêutica Daniele Stuart afirma ser injusto, irresponsável e precipitado tentar envolvê-la no caso.
ARTES CÊNICAS
Gianecchini diz que foi mal interpretado e pede respeito da comunidade LGBT. ‘Fui muito agredido a vida inteira, porque sempre me cobraram muito sobre sexualidade’, diz o ator, que está em ‘Priscilla’.
Redação / Folhapress