RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

PF negocia delações em investigação sobre Abin Paralela no governo Bolsonaro

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse nesta terça-feira (11) que investigadores negociam colaborações premiadas na apuração sobre a existência de uma Abin paralela durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com Andrei, a perspectiva é que o inquérito seja concluído em julho ou agosto.

“Estamos [na fase de] diligências finais, tem a possibilidade de colaboração de investigados”, afirmou o diretor-geral.

A Abin está no foco de investigação da PF desde março do ano passado, quando veio à tona a informação de que a gestão Bolsonaro usou o software FirstMile para investigar ilegalmente adversários políticos por meio da localização geográfica de telefones celulares.

O inquérito já resultou em duas operações com prisões e buscas e apreensões, uma em outubro e a mais recente em janeiro.

Segundo a Folha apurou, a PF abriu pelo menos mais um inquérito ligado ao caso para apurar tentativa de obstrução de justiça da atual diretoria em investigações relativas à Abin.

Após a conclusão do inquérito central sobre a agência, a PF deverá abrir outras investigações relacionadas a cerca de cem dossiês produzidos na gestão passada que teriam indícios de ilícitos.

O FirstMile é um software de monitoramento produzido pela empresa israelense Cognyte —antiga Suntech/Grupo Verint. O programa foi usado pela Abin entre 2019 e 2021.

A PF usa como evidência um e-mail entre integrantes da Abin e funcionários da empresa para sustentar que o software era utilizado para invadir a rede de telefonia e acessar dados de localização.

O FirstMile foi adquirido pela Abin no governo de Michel Temer por R$ 5,7 milhões. Caio Cesar dos Santos Cruz, filho do ex-ministro do governo Bolsonaro Santos Cruz, era um dos representantes da empresa.

JULIA CHAIB / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS