A Câmara de Mirandópolis (SP) publicou no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (11) um decreto legislativo que cassa o mandato do prefeito Ademiro Olegário dos Santos (PSD), conhecido como Mirão.
O decreto também nomeou o presidente da Câmara, vereador Ederson Pantaleão de Souza (União Brasil), o Grampola Pantaleão, para assumir o cargo. Mirão era vice-prefeito na gestão de Everton Sodário, que renunciou ao cargo em 2022 para concorrer a uma vaga de deputado estadual.
Sodário havia assumido a Prefeitura após vencer uma eleição suplementar realizada em setembro de 2019, devido à cassação do mandato da ex-prefeita Regina Mustafá (PV) e do vice-prefeito, José Antônio Rodrigues (Solidariedade). Assim, Mirandópolis tem o segundo prefeito cassado em cinco anos.
No caso de Mirão, ele foi alvo de uma denúncia apresentada pelo vereador Afonso Carlos Zuim, resultando na instauração de uma Comissão Processante (CP). A Câmara foi solicitada para enviar uma cópia da denúncia, mas não houve resposta.
A sessão para votação do relatório da CP, que decidiu pela cassação do mandato, ocorreu na segunda-feira (10) e a cassação foi aprovada por sete votos a dois.
A reportagem também entrou em contato por e-mail com a defesa do prefeito, solicitando informações sobre as providências a serem tomadas em relação à decisão, mas não houve resposta até o início da noite.