SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O acervo de Vilanova Artigas será doado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo no próximo dia 19 de junho. Em evento aberto ao público, o Instituto Virgínia e Vilanova Artigas vai chancelar a parceria para a salvaguarda, manutenção e divulgação dos mais de 500 projetos do arquiteto.
A obra de Artigas, um dos expoentes da arquitetura moderna brasileira, estava sob proteção da biblioteca da FAU desde o final dos anos 1990. Os documentos originais haviam sido transferidos à universidade pela Fundação Vilanova Artigas, instituição que funcionou entre 1986 e 2008, em 1999.
Em 2015, quando foi celebrado o centenário do nascimento do arquiteto, seus herdeiros a filha Rosa e os netos Marco e Laura “sentiram a necessidade de institucionalizar novamente a gestão do acervo pessoal, do nome e da imagem de Vilanova Artigas”, diz o Instituto Virgínia e Vilanova Artigas em nota.
A família agora realiza o desejo do arquiteto de que seu legado seja de fácil acesso a estudantes e pesquisadores brasileiros, segundo o texto do instituto.
Artigas foi uma das pessoas que fomentou a criação do curso de arquitetura da USP, separado da engenharia, em 1948. Além disso, assina o projeto do prédio que é sede da FAU na cidade universitária e leva seu nome.
O evento no dia 19, no Edifício Vilanova Artigas, na USP, terá uma solenidade com o anúncio da doação do acervo, além de uma mesa de homenagens, a abertura de uma exposição com os desenhos do projeto original da FAU e a exibição do documentário “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz”.
Redação / Folhapress