Home Notícias Cotidiano Professora de Ribeirão aborda diversidade da cozinha brasileira em livro

Professora de Ribeirão aborda diversidade da cozinha brasileira em livro

0
Professora de Ribeirão aborda diversidade da cozinha brasileira em livro
Sabrina Galli, professora de Gastronomia da Barão de Mauá - Foto: Divulgação

No final do ano passado, a professora Sabrina Galli, do curso de Gastronomia da Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, lançou o livro “Como isso veio parar no meu prato? Um relato histórico sobre a origem da comida brasileira”. A obra conta um pouco sobre como a inclusão do Brasil e da América no contexto da história mundial, afetou permanentemente a cultura e a vida do mundo e traz curiosidades linguísticas, exemplificando as contribuições de outras nações à língua portuguesa do Brasil.

O convite para escrever o livro foi feito pela idealizadora e fundadora do BRmais, Fernanda Krüger, em 2017. Após dois anos de pesquisa, a obra foi lançada no final do ano passado, sob o selo Papagaios pelo Mundo, durante a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha. O objetivo é contribuir na divulgação e preservação da cultura brasileira e da língua portuguesa.

Segundo a autora é impossível falar de comida sem falar de história. “A proposta é contextualizar o que vemos hoje, como sendo tipicamente brasileiro. Para isso, a obra traça uma narrativa histórica e ilustrada sobre a origem da comida brasileira, desde o Brasil pré-colonial, explicando um pouco dos hábitos dos nativos, passando pela chegada de portugueses, espanhóis, africanos e imigrantes de diversas partes do mundo e analisando algumas das interações entre esses povos”, comenta.

Livro

O livro conta com ilustrações de Kelly Abreu-Sode, revisão, projeto gráfico e diagramação de Bianca Donatangelo, supervisão de Fernanda Krüger e revisão técnica da professora Nainôra de Freitas.

Por enquanto, a obra está disponível para venda apenas na Alemanha. Os leitores brasileiros interessados em adquirir o livro podem receber mais informações pelo e-mail: [email protected].

Os estudantes da Barão poderão conhecer a obra na Biblioteca da Unidade Tecnologia e Gastronomia.