Imagens impressionantes do salto de uma baleia jubarte nas águas de Ilhabela, no Litoral Norte, foram flagradas pelo fotógrafo Rafael Mesquita, no início desta semana.
Leia mais notícias da região aqui
No vídeo, é possível ver o momento exato que ela salta para fora do mar, próxima a uma embarcação. O corpo do animal saí praticamente inteiro da água, dando um pirueta, e em seguida, mergulhando novamente.
Na postagem em suas redes sociais, Rafael Mesquita escreveu: “A imponência de um animal de dezenas de toneladas saltando inteiro pra fora da água! Nunca vou ver isso sem me arrepiar! Fiz essa imagem ontem, em Ilhabela”.
Veja o vídeo:
Temporada de avistamento de baleias
A temporada de avistamento de baleias começou no mês de maio, em Ilhabela. No ano passado, a Prefeitura da cidade registrou mais de 780 avistamentos de baleias, um marco que eleva as expectativas para 2024.
Esse tipo de turismo, de observação de baleias, vem crescendo no Brasil e atrai turistas que buscam o Litoral Norte de São Paulo, nos meses de junho e julho.
Os mamíferos passam o verão nas águas geladas da Antártida, onde a comida é abundante, e nadam, mais de 5 mil km para passarem o inverno no litoral brasileiro, onde as águas são mais quentes, para se reproduzirem. Por isso, a temporada brasileira vai de maio a setembro.
De acordo com o Governo Federal, a observação dos animais acontece em mais de 100 países, gerando uma receita anual de quase 2,5 bilhões de dólares. No Brasil, a atividade atrai cerca de 10 mil turistas por ano e movimenta aproximadamente R$ 3 milhões na economia nacional, sem contar os impactos indiretos nas comunidades locais.
As baleias jubarte são dóceis, podem medir até 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. Elas estão presentes em todos os oceanos e sua expectativa de vida é de 60 anos. Elas têm a coloração negra, a nadadeira dorsal pequena e grandes nadadeiras peitorais, que podem chegar a ter 1/3 do comprimento do corpo, e a típica cauda que possibilita a identificação de cada indivíduo.
No final de 2022, o censo aéreo realizado pelo Projeto Baleia Jubarte identificou a recuperação da população brasileira de jubartes, com uma estimativa de aproximadamente 25 mil indivíduos da espécie.