Hoje, 14 de Junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em São José dos Campos, avó e neta, se juntam para fazer um simples ato que pode salvar vidas: doar sangue. Um exemplo que outras famílias podem seguir.
Leia mais notícias da região aqui
Dona Fátima Pinho, de 65 anos, passa horas em frente à maquina e, sempre que pode, larga tudo para outra atividade, doar vida. Ela é doadora há três anos e começou a incentivar outras pessoas a fazerem mesmo, como sua neta Eileen Honório, de 17 anos.
Além de agradecer aos doadores, hoje é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas a se tornarem salvadores, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.
Quem pode doar?
- Pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos.
- Menores de 18 anos (entre 16 anos a 17 anos, 11 meses e 29 dias) devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pais) ou apresentar formulário de autorização preenchido com a assinatura do responsável e a cópia de um documento do mesmo.
- Pesar no mínimo 50 kg.
O que é necessário para doar?
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos como leite, manteiga, ovos, frituras e frios nas 3 horas que antecedem a doação;
- Ter repousado por, no mínimo, 6 horas nas últimas 24 horas.
Onde doar na região?
- Banco de Sangue de São José dos Campos: A doação de sangue pode ser feita na Rua Antônio Saes, 425 (ao lado da Santa Casa de São José dos Campos), de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
- Hemocentro de Taubaté: Av. Inglaterra, 190 – Jardim das Nações, Taubaté – SP, 12030-450