O Governo de São Paulo prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite até o final de junho. O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos.
Leia mais notícias da região aqui
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o objetivo da prorrogação da campanha é aumentar a cobertura vacinal. Em cidades do Vale do Paraíba, o indicativo continua baixo.
Até esta quinta-feira (13), apenas 12,49% do público alvo tomou a vacina em São José dos Campo e 13,7% em Caçapava. Na cidade do Pindamonhangaba foi atingido apenas 14,19% da meta. Já em Taubaté, desde janeiro deste ano, 3.853 doses foram aplicadas, o que equivale à 19,83% da população que deveria se vacinar no município.
Poliomielite
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 e 3 que geralmente acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A transmissão acontece por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.
A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas, similares a outras doenças virais, como:
- Febre;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta e no corpo;
- Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos);
- Constipação (prisão de ventre);
- Espasmos;
- Rigidez na nuca;
- Meningite.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes