A Defesa Civil de São Paulo divulgou o Mapa de Incêndio, que coloca a Região Metropolitana de Campinas em situação de emergência para risco de queimadas. A mancha destaca que alguns dos municípios que compõem a RMC estão com o grau máximo de atenção.
Nessa segunda-feira, 17, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata entre as rodovias Anhanguera e Dom Pedro I. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas teriam se iniciado nos fundos de um posto de combustível.
O mapa é divulgado pelo órgão com o objetivo de alertar os municípios e criar planos de contenção para que essas chamas não atinjam áreas urbanas ou de preservação ambiental.
Essas informações são monitoradas por um sistema da Defesa Civil que calcula o risco de incêndios com base nos níveis baixa umidade, temperatura e velocidade do vento.
A estiagem nesta época do ano já é esperada, de acordo com o meteorologista da Defesa Civil Willian Minhoto.
“O estado de São Paulo possui um outono e inverno com climatologia de tempo mais seco, com tendência para que a Umidade Relativa do Ar diminua significativamente, atingindo níveis mais críticos diariamente, ou seja, valores abaixo dos 30% em praticamente todas as áreas monitoradas”, disse Minhoto.
Além disso, os incêndios criminosos também acendem um alerta para os municípios da região, já que o tempo seco e ventos podem espalhar as chamas. Nestes períodos de estiagem, a população também deve manter a hidratação constante e se proteger dos raios solares.