Manifestação em Araçatuba cobra melhorias no atendimento do Pronto-Socorro Municipal

Foto: Lázaro Jr. | Hojemais

Na manhã de segunda-feira (17), um grupo de manifestantes se reuniu em frente ao pronto-socorro municipal de Araçatuba (SP) para exigir melhorias no atendimento de saúde na cidade. Entre os manifestantes estavam familiares de pacientes que faleceram recentemente durante o atendimento no local. Carregando cruzes e cartazes com fotos dos entes falecidos, os protestantes buscavam chamar a atenção para a situação.

Um dos casos que motivou a manifestação foi o de Ismar Oliveira, que faleceu no dia 10 deste mês durante atendimento no pronto-socorro. A esposa de Ismar, Maria Teresa, e a filha dele participaram do ato. Maria Teresa relatou que Ismar procurou atendimento inicialmente no dia 3, apresentando falta de ar e baixa saturação. Ele passou por exames e foi medicado antes de ser liberado.

Ismar retornou ao pronto-socorro no dia 8 com os mesmos sintomas, agravados por fraqueza e dores que subiam do pescoço para a cabeça. Uma médica diagnosticou que seu pulmão estava em más condições e recomendou internação na Santa Casa. No entanto, após a troca de plantão, o novo médico avaliou que o exame de sangue estava normal e mandou Ismar de volta para casa.

No dia 9, Ismar voltou ao pronto-socorro devido à falta de ar, mas foi novamente mandado para casa. No dia 10, durante uma nova tentativa de atendimento, ele foi negligenciado, segundo Maria Teresa, e acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória enquanto aguardava transferência para a Santa Casa. Ele não resistiu.

A Prefeitura de Araçatuba afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde está conduzindo uma investigação interna sobre o caso e que todas as medidas necessárias serão tomadas e encaminhadas às comissões competentes. Além disso, a administração informou que, no dia 10, Ismar foi avaliado e preparado para transferência, mas a instabilidade clínica impediu o transporte.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS