Nesta segunda-feira (24), o Litoral Norte registrou o maior número de baleias jubarte avistadas em 20 anos. De acordo com o projeto Baleia à Vista, cerca de 70 mamíferos passaram pela região de São Sebastião e Ilhabela, considerado um número recorde registrado em um único dia.
Leia mais notícias da região aqui
O coordenador do projeto considerou o dia histórico no Litoral Norte de São Paulo, além de dezenas de baleias jubartes, foram avistados também centenas de golfinhos, conhecidos como “nariz de garrafa”, que nadavam ao lado dos mamíferos. Julio Cardoso comemorou o dia histórico em uma publicação nas redes sociais:
“24 de junho de 2024 é um dia histórico porque nós que há 20 anos estamos navegando aqui pela região, fazendo registro de baleias e golfinhos, nunca tínhamos registrado um número de jubartes que nós registramos hoje aqui pela região de Ilhabela e São Sebastião. Simplesmente nós calculamos, podendo ter alguma distorção, por volta de 70 baleias jubarte passando hoje por aqui. Sem contar que junto tinha um grupo de centenas e centenas de golfinhos ‘nariz de garrafa’. Então, vamos registrar essa data 24 de junho de 2024, como a data onde nós tivemos até hoje, nesses 20 anos, o maior número de baleias passando aqui pela região de Ilhabela e São Sebastião. É para comemorar”, disse Julio Cardoso, coordenador do projeto Baleia à Vista.
Quem aproveitou esse dia histórico no Litoral Norte de São Paulo, foi a tatuadora e fotógrafa, Larissa Wandenkolk (@larissawandtattoo). Moradora de São José dos Campos, ela foi para São Sebastião nesta segunda-feira fazer o passeio de avistamento de baleias. No entanto, ela não imaginava que veria tantas jubartes e golfinhos juntos. Larissa já tinha feito esse mesmo passeio outras duas vezes, mas conta que nunca viu tantos animais marinhos de uma só vez.
Em entrevista ao portal THMais Vale, a tatuadora disse que a sensação de ver as baleias foi indescritível. “Sou apaixonada pelo oceano e me senti presenteada por ele de estar presenciando algo tão mágico. Tinha hora que tinha tanta baleia e tanto golfinho que a gente não sabia pra onde olhava. Foi muito absurdo estar ali no meio de tudo e me emociono só de lembrar. Registrar isso foi surreal, enquanto eu pilotava o drone eu tremia de tão inacreditada que eu estava, e quanto mais eu andava com o drone, mais baleia aparecia. Poder estar ali naquele momento foi a realização de um sonho”.
“Hoje eu vivi um dia histórico e realizei um sonho: registrar meu animal favorito da vida com o drone. Quem gosta de foto e vídeo sonha em fotografar e filmar certas coisas, meu sonho era filmar isso aqui”, disse Larissa fazendo referência aos registros que fez com o drone das jubartes e dos golfinhos nadando juntos no mar.
Assista as imagens registradas por Larissa Wandenkolk:
Regras para observação de baleias:
A atividade de Turismo de Observação de Baleias em águas brasileiras é normatizada pela Lei Federal 7.643 de 1988, que proíbe o molestamento intencional de qualquer espécie de cetáceo, e pela Portaria IBAMA 117 de 1996, que define normas específicas para a atividade.
A Comissão Internacional da Baleia desenvolveu um Manual internacional relativo à atividade de Turismo de Observação, com muitas informações relevantes, veja: