A chegada de três frentes frias deve derrubar as temperaturas no Vale do Paraíba nesta semana. O meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges, explicou ao portal THMais Vale como o fenômeno vai influenciar o tempo nos próximos dias.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com o especialista, nesta terça-feira (25), uma frente fria está passando pelo Litoral Norte. O fenômeno contribui para o aumento da chuva, nebulosidade e redução da temperatura na faixa litorânea e também na região do Vale do Paraíba. Guilherme Borges explicou que quando a massa de ar frio se desloca, ela puxa um ar mais gelado, deixando os dias mais frios.
No entanto, na quarta-feira (26), o tempo volta a ficar firme, com temperaturas na casa dos 30ºC. Depois, na quinta-feira (27), uma nova frente fria marítima chega na região, porém ela deve ser mais rápida e não será tão intensa quanto desta terça-feira. O tempo fica fechado e deve trazer mais queda nas temperaturas do Vale.
O meteorologista explicou ainda que a frente fria de maior intensidade deve chegar no Vale do Paraíba no próximo sábado (29). O motivo é a chegada de uma massa de ar frio potente no sul do país, na sexta-feira (28), que deve cruzar a região no fim de semana. Esse deve ser o primeiro frio significativo neste ano.
“Mas a frente fria potente está chegando na sexta-feira, lá no sul do Brasil e vai ser de rápido deslocamento. Ela deve chegar e cruzar sobre o Vale do Paraíba no sábado. Ela traz uma forte massa de ar polar, que deve causar o primeiro frio significativo do ano de 2024, frio mais potente, pode-se dizer assim. Essa massa de ar polar que vem atrás, essa frente fria vem bem continental, característica dessas massas de ar que reduzem de forma significativa as temperaturas”, explicou Guilherme Borges.
Alerta de Chuva
Nesta terça-feira (25), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de acumulado de chuva para o Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. O aviso de perigo potencial é válido até quarta-feira (26).
De acordo com o instituto, o acumulado de chuva pode chegar até 50 milímetros por dia. Os moradores da região devem ficar atentos, pois há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com áreas de risco.
O Inmet passou algumas orientações durante o período de alerta:
- Evite enfrentar o mau tempo;
- Observe alteração nas encostas;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Em caso de emergência ligue para Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).