SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – O pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) replicou em vídeo que trata da elaboração de seu programa de governo o mesmo formato do primeiro programa eleitoral do então candidato Lula (PT) em 2002.
Em filme postado em suas redes nesta segunda-feira (24), Boulos apresentou o programa Pra Cuidar de São Paulo, que está sendo desenvolvido por uma equipe de especialistas aliados.
O deputado federal aparece em uma sala de reuniões conversando com uma equipe de assessores, que inclui nomes como Raquel Rolnik, Daniel Cara, Joselicio Júnior, Benedito Mariano, além de Marta Suplicy, pré-candidata a vice-prefeita.
“Nessa sala, a gente reuniu uma seleção de especialistas dos mais variados assuntos que estão escrevendo, junto comigo e com a Marta, um programa de governo completo e embasado para São Paulo. Nós reunimos pessoas que são referências nas suas especialidades e que me deram a honra de compartilhar seu conhecimento para construir a São Paulo que a gente quer”, afirma Boulos.
O formato repete o primeiro programa eleitoral de Lula, coordenado pelo publicitário Duda Mendonça, em sua primeira campanha vitoriosa ao Planalto em 2002. No vídeo, o petista também aparece em uma sala de reuniões com um time de especialistas e aliados.
Lula caminha entre as mesas, onde estão José Alencar, então candidato a vice-presidente, petistas que se tornariam ministros como Antonio Palocci, José Dirceu e a até então pouco conhecida Dilma Rousseff, que oito anos depois seria eleita presidente da República.
“Faço questão de agradecer a minha equipe, que durante praticamente todo este ano esteve ao meu lado dias inteiros, às vezes noites inteiras, dando cada um o melhor de si para que pudéssemos ter hoje nas mãos um programa de governo à altura do Brasil que todos nós queremos construir”, diz Lula no vídeo.
Assim como Lula em 2002, Guilherme Boulos não tem experiência em cargos executivos, sendo alvo de críticas dos adversários por este motivo.
Lula, que sofria as mesmas críticas antes de ser eleito presidente pela primeira vez, disputou a eleição de 2002 sob o mote “Lulinha paz e amor”. A ideia era amenizar o tom de seu discurso, evitando ataques mais duros aos adversários e se mostrando mais flexível para o eleitorado conservador.
JOÃO PEDRO PITOMBO / Folhapress