A Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) informou que aguarda a manifestação da Prefeitura de Birigui, comprovando a correção das irregularidades apontadas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. A renovação da licença de operação foi negada no último dia 17 devido a essas falhas.
O parecer negativo ocorreu no mesmo dia em que os vereadores Marcos Antônio dos Santos e Wesley Ricardo Coalhato publicaram um vídeo nas redes sociais denunciando que o esgoto coletado na cidade não estava sendo tratado adequadamente. Em resposta, a Prefeitura de Birigui divulgou, na última sexta-feira, que a ETE voltou a operar normalmente após a instalação de um novo inversor de frequência e a substituição do motor da bomba de esgoto.
Além da negativa na renovação da licença, a Agência Ambiental de Araçatuba multou o município em R$ 42.432,00 por reincidência em prejudicar a qualidade das águas do Ribeirão Baixotes. A Prefeitura já havia sido autuada anteriormente pelo mesmo problema. A agência continuará monitorando a situação até que a ETE de Birigui esteja totalmente regularizada.