Polícia Civil de Birigui investiga golpe com fotos de criança com doença rara para arrecadar dinheiro na internet

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Birigui (SP) está investigando um caso de estelionato envolvendo golpistas que utilizaram fotos de uma criança de dois anos com uma rara doença de pele para arrecadar dinheiro na internet. A família de Allana, diagnosticada com epidermólise bolhosa, registrou um boletim de ocorrência no dia 10 de junho. O site falso já foi retirado do ar.

Elisabete Silva Cavalcante, mãe de Allana, relatou que a doença, conhecida como “pele de borboleta” pela fragilidade que causa na pele, é hereditária, genética e incurável. A condição provoca a formação de bolhas na pele devido a mínimos atritos ou traumas, além de afetar a mucosa. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 500 mil pessoas no mundo possuem a doença, sendo 802 diagnosticadas no Brasil, conforme a Associação DEBRA.

A família de Allana fez uma campanha online há um ano para arrecadar fundos destinados à compra de remédios e equipamentos necessários ao tratamento da menina, conseguindo cerca de R$ 10 mil. No entanto, recentemente, amigos da família descobriram uma campanha falsa na internet, usando as fotos e informações da criança. Indignada, Elisabete procurou a polícia, que abriu um inquérito para investigar o caso.

Foto: Divulgação

O delegado Eduardo Lima, responsável pela investigação, afirmou que o autor do crime, se condenado, pode pegar de quatro a oito anos de prisão. Ele acredita que o valor de R$ 104 mil, supostamente arrecadado pelos golpistas, é falso e foi usado como estratégia para dar credibilidade ao site e atrair doadores. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado e não há informações sobre quantas pessoas foram prejudicadas pelo golpe.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS