Alunos e funcionários da Escola Estadual Maria de Fátima Gomes Alves, em Clementina (SP), sofreram intoxicação alimentar após consumirem cachorros-quentes durante uma festa junina realizada na segunda (1º) e terça-feira (2). A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) confirmou que os sintomas apareceram um dia após o evento.
O pronto-socorro da cidade atendeu pelo menos 62 pacientes com diagnóstico de intoxicação alimentar, segundo o responsável pela unidade. Algumas vítimas buscaram atendimento ainda na quarta-feira (3). Todos os pacientes foram medicados e liberados. O número de afetados pode ser maior, já que algumas pessoas optaram por se automedicar e não procuraram atendimento médico.
O diretor da escola acionou imediatamente a empresa terceirizada responsável pelo fornecimento da merenda escolar. Em resposta ao incidente, uma nutricionista e a vigilância sanitária realizaram uma vistoria na cozinha da escola, nos utensílios de preparo e nas condições de armazenamento dos alimentos.
A Seduc informou que, inicialmente, não foram encontradas irregularidades durante a vistoria. As investigações continuam para determinar a causa exata da intoxicação e garantir a segurança alimentar dos alunos e funcionários.