O vereador Renato Zucoloto (PP) se recupera na UTI após procedimento cirúrgico decorrente de um infarto, como atualizou a assessoria de imporensa do político ao jornalismo do THMais, nesta segunda-feira (08).
O político foi acometido de um infarto agudo do miocárdio na última sexta-feira (05). Após cirurgia bem-sucedida, o vereador segue em recuperação na UTI de um hospital particular de Ribeirão Preto.
“O vereador Renato Zucoloto sentiu-se mal na última sexta-feira e, atendido às pressas, passou por um procedimento cirúrgico que foi bem-sucedido. Agradece as inúmeras manifestações de carinho que recebeu, desejando boa recuperação”, explica em nota divulgada.
Ainda conforme relatado pela assessoria, Zucoloto continua sob cuidados médicos. A data prevista para alta médica não foi divulgada até o fechamento do texto.
SUS explica
O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorre um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida.
O infarto se caracteriza pela morte de células do músculo do coração devido a formação de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.
Os principais sintomas são: dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, braço direito. Essa dor costuma ser intensa e prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax, provocando suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.
Ligue 192.
**Com informações do Ministério da Saúde