RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Dostoiévski encontra Minas Gerais com ‘O Sonho de um Homem Ridículo’ no teatro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No conto “O Sonho de um Homem Ridículo”, de Fiódor Dostoiévski, um homem angustiado pelas frustrações e pela indiferença que sente pela vida reflete sobre a ideia de cometer suicídio, mas repensa o plano ao encontrar uma menina que lhe pede ajuda durante uma caminhada noturna.

Em sua poltrona, depois do encontro, ele adormece diante do revólver carregado e, então, vive a experiência de um sonho fantástico em uma terra harmônica, um lugar em que o mal ainda não devastou a humanidade, mas que aos poucos é contaminado pela mentira, a vaidade, a inveja e a crueldade.

Na montagem teatral da Cia. Lúdica dos Atores para o clássico literário, elementos cênicos transportam a história da fria e úmida Rússia para Minas Gerais.

Leo Horta em cena de ‘O Sonho de um Homem Ridículo’, em cartaz em São Paulo Camila Campos/Divulgação A imagem mostra uma cena de uma peça teatral. No centro, há uma mesa rústica de madeira com uma cadeira ao lado. O ator Leo Horta transita em um cenário composto por mobiliário de madeira, livros, objetos e recipientes que remetem à cultura mineira e são manipulados durante a encenação. Ele chega a segurar nas mãos e exibir para o público livros como “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa.

A peça celebra os 20 anos da companhia de Belo Horizonte e, após temporadas premiadas por Minas Gerais, está em cartaz no Espaço Parlapatões, em São Paulo, até o dia 21 de julho.

A Cia. Lúdica dos Atores tem a trajetória marcada por pesquisas e montagens da obra de Shakespeare, por meio de estudos em torno da cultura popular.

O grupo já apresentou peças como “Hamlet em 15 Minutos”, “De Pobre a Nobre” e “Trabalhos de Amor Perdidos”, todas com direção de Marcos Vogel. “A Ilha da Magia”, adaptação de “A Tempestade”, foi destinada ao público infantil e dirigida por Ricardo Martins. Também foram montadas “O Rei Lear” e “Palhaços”, com direção de Ricardo Martins.

“O Sonho de um Homem Ridículo” é uma parceria do grupo com Alexandre Kavanji, da Cia. Paulicea de Teatro.

A peça busca ser fiel ao texto original, traduzido por Vadim Nikitin, e explora a interpretação dramática de Horta, ator estudioso de métodos russos de teatro.

“Nos interessa sobretudo essa narrativa fantástica, a intensidade da interpretação, a inventividade da linguagem cênica, assim como uma reflexão crítica aliada à beleza que a obra de Dostoiévski nos proporciona”, diz Kavanji.

A intenção é conduzir o público para as reflexões sobre vida, morte e redenção que o autor russo propôs em seu conto. A companhia também usou como referências o texto “O Homem que Matou Deus”, de Friedrich Nietzsche, e a reflexão de Albert Camus sobre o mito de Sísifo.

Além disso, foram realizadas pesquisas em linguagem corporal, artes plásticas e cinema, em um processo com 18 meses de duração e que começou na pandemia.

A peça estreou no ano passado em Minas Gerais, circulou por várias cidades brasileiras e recebeu 14 indicações para prêmios em seis festivais brasileiros. Ganhou os prêmios de melhor ator, melhor espetáculo de palco, melhor trilha sonora original e melhor cenário no 7º Festival Internacional de Palco e Rua de Araçuaí.

Uma adaptação do mesmo conto de Dostoiévski, estrelada por Celso Frateschi, é sucesso de público e crítica desde 2011.

O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO

Quando: Qui. a dom., às 20h. Até 21 de julho

Onde: Espaço Parlapatões – pça. Franklin Roosevelt, 158, Consolação, São Paulo

Preço: R$ 40

Autoria: Fiódor Dostoiévski.

Trad.: Vadim Nikitin

Elenco: Leo Horta

Direção: Alexandre Kavanji

CRISTINA CAMARGO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS