SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Cruzeiro venceu o Grêmio por 2 a 0 nesta quarta (10) pela 16ª rodada do Brasileirão. A partida aconteceu no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Ramiro e Arthur Gomes anotaram para os mineiros. Os goleadores contaram com um ‘apagão’ da defesa gaúcha para marcar em um intervalo de menos de dois minutos.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou a 26 pontos e vai para a 6ª posição da tabela. Já o Grêmio mantém os 11 com que iniciou a rodada e estaciona na 18ª colocação.
O próximo compromisso do Cruzeiro é pelo Brasileiro no sábado (13), contra o Red Bull Bragantino, no Mineirão. O Grêmio volta a entrar em campo no domingo (14), mas pela Copa do Brasil contra o Operário.
COMO FOI O JOGO
O Grêmio tentou impor seu ritmo logo no início, mas não reagiu bem à primeira chance desperdiçada. A melhor oportunidade gremista saiu logo no começo com Edenilson, que parou em boa defesa de Anderson. Minutos depois, o Cruzeiro contou com a lei do ex e vacilo da defesa do Grêmio para marcar dois gols em menos de um minuto.
Ramiro desencantou com a camisa da Cruzeiro justamente contra o clube em que ganhou destaque no futebol brasileiro. Em Belo Horizonte desde 2023, o meio-campista ganhou posição em meio a desfalques de Seabra.
A torcida presente no Estádio Centenário não esperou o fim do jogo para protestar e o gremistas foram para o vestiário ao som de vaias. Renato Gaúcho fez mudanças para a sequência e trocou quatro jogadores só no intervalo.
O tricolor se complicou ainda mais com expulsão no começo da segunda etapa. O zagueiro Kannemann perdeu o tempo da bola, deu forte entrada com pisão em Ramiro e viu o vermelho direto. Com um a menos e zaga improvisada, o Grêmio teve muita dificuldade para conseguir a reação.
LANCES DE DESTAQUE
– Primeira chance é gaúcha. Aos 7 minutos do primeiro tempo, Edenilson recebeu pela esquerda, ficou frente a frente com o goleiro e finalizou. Anderson agiu rápido e se jogou no lance para defender.
– 0x1. Aos 15 minutos, Barreal fez cruzamento longo do lado esquerdo buscando a segunda trave. Ramiro, mais baixo do que a zaga, acertou o tempo para cabecear e abrir o marcador.
– 0x2. Aos 16 minutos, zaga tricolor tirou mal e a bola sobrou para Arthur Gomes. O atacante só abriu espaço e finalizou de fora da área para ampliar.
– Espalmou! O Cruzeiro quase fez o terceiro aos 32 minutos. Após tabela com Arthur Gomes, Matheus Pereira finalizou dentro da área buscando o canto esquerdo. Marchesín fez ótima defesa espalmando para linha de fundo.
– Vermelho direto. Kannemann foi expulso aos 11 minutos do segundo tempo depois de entrada forte em disputa de bola com Ramiro.
– Muito perto. Aos 16 minutos, Everton Galdino achou passe dentro da área para Nathan, que limpou o lance e finalizou rasteiro. A bola passou com muito perigo do lado direito.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 0 x 2 Cruzeiro
Campeonato Brasileiro, 16ª rodada
Data e horário: 10 de julho de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Alves de Lima
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Pavón; Filipe Machado
Cartão vermelho: Kannemann
Gols: Ramiro, Arthur Gomes
Grêmio: Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins (Du Queiroz), Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi e Edenílson (Galdino); Cristaldo (Pepê), Gustavo Nunes (Alysson) e Pavón (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Gaúcho.
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Villalba); Lucas Romero (Filipe Machado), Ramiro e Barreal; Matheus Pereira (Matheus Vital), Gabriel Veron (Vitinho) e Arthur Gomes (Robert). Técnico: Fernando Seabra
Redação / Folhapress