Considerada a forma de prevenção mais eficaz contra a gripe, a vacina é voltada para toda a população acima dos 6 meses de idade.
Desde 2 de maio, a Secretaria de Saúde de Campinas registrou 279.229 doses de vacina contra a gripe aplicadas ao longo de 15 semanas de campanha. O número representa uma baixa adesão dos campineiros.
A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, ressaltou os benefícios da vacinação: “É a melhor forma de prevenir sintomas graves e mortes por gripe. A campanha está na reta final, por isso, é importante que as pessoas procurem pelos centros de saúde para receber o imunizante e atualizar outras doses previstas no Calendário Nacional se houver necessidade”, explicou. Neste ano, a cidade já registrou dois óbitos pela doença.
Os casos de problemas respiratórios como gripe, rinite e sinusite são intensificados nos períodos de inverno devido às baixas temperaturas e clima seco. Para crianças e idosos, as doenças podem ser ainda mais graves por conta do sistema imunológico mais frágil, levando a demais complicações, internações e até mesmo óbito.
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada Centro de Saúde. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão na página https://vacina.campinas.sp.gov.br.