RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) terá um novo presidente nesta quinta-feira (11). E o favorito para ficar com a cadeira é Luís Otávio Veríssimo Teixeira, segundo o UOL apurou.
QUAL O CENÁRIO
Ele é um dos novos integrantes do Pleno e fez carreira trabalhando na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Luís Otávio tem vínculos e conexões na capital federal. Nascido lá, foi secretário-geral da mesa da Câmara, escolhido pelo deputado Arthur Lira (PP-AL).
O advogado foi indicado ao STJD pela Federação Nacional dos Atletas de Futebol (Fenapaf).
Nesta quarta-feira (10), ele esteve na sede do STJD, ao lado do colega Maxwell Borges de Moura Vieira, também indicado pela Fenapaf, que corre por fora na questão da presidência. Ambos conheceram as instalações do tribunal, no centro do Rio.
A eleição para presidência do STJD é feita entre os membros do Pleno. Votação simples, que pode ser secreta, entre os nove integrantes.
Nas últimas composições, houve aclamação. Mas nada indica que esse será o caminho desta vez, segundo o UOL apurou. Mesmo assim, Luís Otávio é o favorito.
A corte está passando por uma mudança profunda: oito dos nove membros são novos. A posse deles é nesta quinta.
A tentativa dos clubes de turbinar a candidatura de Luiz Felipe Bulus, o único remanescente no Pleno, não decolou.
ALUNO DA ESCOLA DE GILMAR MENDES
Luís Otávio Veríssimo Teixeira é doutorando e mestre em Direito Constitucional pelo IDP – Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.
A instituição tem Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como fundador. O IDP tem contrato com a CBF para gestão e operação dos cursos da CBF Academy.
Gilmar é relator de um processo que tramita no próprio STF e que pode tirar Ednaldo Rodrigues do comando da CBF. O caso está na pauta de 14 de agosto.
O comando do STJD é estratégico. Na briga jurídica mais recente, que tirou Ednaldo temporariamente do poder, a Justiça do Rio atribuiu ao presidente do tribunal desportivo a missão de assumir temporariamente a CBF.
Até esta quinta-feira, o presidente é José Perdiz, que já extrapolou o número de reconduções ao Pleno do Tribunal e, por isso, não pode continuar.
*
A NOVA COMPOSIÇÃO DO STJD
Indicadas pela CBF
Antonieta da Silva PintoMariana Barros Barreiras
Indicados pela OAB
Sérgio Henrique Furtado Coelho FilhoMarco Aurélio de Lima Choy
Clubes
Luiz Felipe BulusMarcelo Augusto Bellize
Árbitros
Rodrigo Aiache Cordeiro
Fenapaf (atletas)
Luís Otávio Veríssimo TeixeiraMaxwell Borges de Moura Vieira
IGOR SIQUEIRA / Folhapress