O ex-prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PL), confirmou na noite da última quinta-feira (4) sua pré-candidatura ao cargo de prefeito da cidade.
Leia mais notícias da região aqui
O anúncio foi feito durante encontro com pré-candidatos a vereador e apoiadores.
Cury governou São José por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012, alcançando mais de 70% de aprovação popular. Foi, ainda, deputado federal entre 2015 e 2023 e, desde o ano passado, vinha coordenando o Observatório da Oposição no Senado Federal.
A decisão de aceitar o convite para concorrer à prefeitura foi comunicada ao lado do ex-prefeito Emanuel Fernandes, liderança histórica de São José.
“Precisamos corrigir os rumos de algumas coisas em nossa cidade”, disse Cury. “Os desafios de hoje são diferentes, mas a nossa capacidade de interpretar o que vem pela frente e o nosso amor pela cidade não mudaram”, acrescentou.
O agora pré-candidato é o líder disparado em todas as pesquisas.
Levantamento do Instituto Paraná divulgado em maio pela TV Band Vale apontou Cury em primeiro lugar com 37,9% das intenções de votos contra 21,1% do segundo colocado – ampliando a vantagem verificada na primeira sondagem, realizada um ano antes, quando alcançou 30,8%.
Na pesquisa mais recente, da Ágili Pesquisas, divulgada em junho pelo jornal OVALE, o ex-prefeito alcançou 36% e 37,3% dos votos em dois cenários testados, praticamente o dobro do segundo colocado. A sondagem mostrou um crescimento de 10 pontos percentuais em relação à primeira rodada da Ágili Pesquisas, feita em 2023.
“Sem palavras para expressar a minha alegria. Cury é uma pessoa experiente, que enfrenta desafios, está vibrante e querendo melhorar a nossa cidade”, disse Emanuel Fernandes que administrou São José entre 1997 e 2004 e ostenta, junto com Cury, os maiores índices de aprovação no cargo.
Também acompanharam o anúncio a mulher do pré-candidato, Rosana, e o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PL), além de vereadores e lideranças da cidade.