Tragédia de Alcântara e programa espacial brasileiro são pano de fundo de livro lançado hoje em Ribeirão

Miriam Rezende Gonçalves teve primo que morreu no acidente do Maranhão e escreveu livro contando a saga do projeto espacial tupiniquim

0
Mirian Rezende Gonçalves, autoria do livro que narra a saga do programa espacial brasileiro - Foto: Divulgação

A escritora Miriam Rezende Gonçalves realiza, nesta quarta-feira (12), às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, a noite de autógrafos do seu primeiro  livro em Ribeirão Preto. “Alcântara, a história inspirada na História”, aborda o programa espacial brasileiro, incluindo a tragédia do Maranhão, onde fica a base de Alcântara, onde 21 cientistas brasileiros morreram depois de um acidente em 2003.

A obra é um compilado do vasto material de pesquisa da autora, guardado desde a terceira e última tentativa frustrada de lançamento de um satélite brasileiro, no ano de 2003, quando 21 cientistas e técnicos que trabalhavam na plataforma morreram e a tragédia foi noticiada no mundo inteiro.

Há quase duas décadas, ela pesquisa tudo que envolve o Programa Espacial Brasileiro, o Centro de Lançamento de Alcântara, a história da cidade, seus símbolos e significados. Miriam também revela que a história dos heróis de Alcântara, será retratada em filme e também em seriado. Ela entrega que já tem contrato assinado com duas produtoras, porém ainda é cedo para falar sobre isso.

“Perdi um primo no acidente e a minha tia foi se recuperar na minha casa. O livro tem um tom de mistério, com pitadas de suspense, ação, romance e aventura, e claro, trata-se de  uma obra de ficção” disse a autora.

Segundo a autora, o diferencial do livro é o ineditismo do tema. Ativista da causa há cerca de 16 anos, com páginas publicadas desde 2012, Miriam sempre ressalta os benefícios que a conquista espacial pode trazer para as mazelas e problemas na Terra. “A obra aborda um pouco dessa realidade, misturando elementos ficcionais e reais”, finaliza.