RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Antes morrer do que matar

Hélio Consolaro
Hélio Consolaro
Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor, 75 anos. Oito livros publicados. Membro da Academia Araçatubense de Letras, foi vereador e secretário municipal de Cultura por oito anos. Escreve o Blog do Consa.
Foto: Arquivo | Hélio Consolaro

“Guarda a tua espada no seu lugar, pois todos os que pegam a espada pela espada perecerão” (Mt 25,52) 

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden, em seu pronunciamento à nação, afirmou que política não deve ser um campo real de batalha, nem um campo de matança. Ele não tem moral para fazer tal pregação.

Com todo o respeito, este croniqueiro vai discordar de Biden. Apesar de considerar a política uma atividade necessária, inerente à humanidade, sempre esteve em minhas concepções que da política, do jeito que está configurada, acontece a tragédia humana, precisamos nos educar muito para uma cultura da paz; mas não é possível falar de paz empunhando armas. 

Como uma nação armamentista, a comandada por Biden, fabricante das mais potentes armas do mundo, que promove o surgimento de conflitos mundiais para poder vender os produtos da indústria bélica, pode ser tão incoerente pela fala de seu presidente. Pergunto como estão as criancinhas e a população civil na Faixa de Gaza. E o conflito Ucrânia e Rússia? 

Enquanto os norte-americanos promoverem a guerra no mundo, não terão a paz em seu território. O governo dos Estados Unidos não tem moral de restringir o comércio de venda de armas internamente enquanto alimentar conflitos mundiais com seus instrumentos bélicos.  

Antes morrer do que matar – este é o lema do pacífico.

DORIVAL FICOU FORA DA RODA E CAIU NA BERLINDA

Ficar fora da roda é ser excluído, não ser líder, não mandar nada. Imagem que não combina com a de um técnico de futebol. E a TV mostrou tudo.

Aí a seleção brasileira foi desclassificada. A imagem ganhou a dimensão da incompetência.

A imagem da pessoa “Dorival” está mais para avô, Papai Noel, um sangue de barata, que na sua casa nem o cachorro obedece a seus comandos.

O Abel Ferreira, na hora do Palmeira bater pênalti, já correu para o vestiário, de pavor, mas o português é brigador, chuta microfone, só não bateu em juiz. Perfil diferente que permite ser perdoado em tal situação.

Você, jovem, que está começando a sua carreira agora, precisa construir sua imagem pública com mais cuidado para não sofrer revezes na vida. Não ser um Dorival.

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS