A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) uma operação que mira uma quadrilha que furtava, clonava e vendia carros de locadoras de veículos.
O que aconteceu
Até o momento, sete integrantes foram presos. Ao todo, 10 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão serão cumpridos nos bairros Jacarepaguá e Campo Grande, na zona oeste da capital carioca.
Investigação começou após a prisão em flagrante de alguns membros entre 2022 e 2023. Com isso, a 21º DP descobriu que havia uma quadrilha envolvida no crime, identificando 10 deles. Além da prisão, investigados tiveram bloqueio de bens.
Como funcionava o esquema
Um dos membros ia até uma locadora e alugava um carro, geralmente de luxo. Depois, o veículo era levado para endereços de outros integrantes, que instalavam um rastreador no automóvel.
O grupo levava o carro para um chaveiro e produzia uma chave reserva. Em seguida, eles o devolviam à locadora e o monitoravam por meio de rastreador para saber quando seria alugado novamente por outra pessoa.
Sabendo onde o veículo estava, eles realizam o furto. Segundo a polícia, normalmente os integrantes furtavam em locais públicos e de grande circulação, usando a chave reserva.
Por fim, carro furtado era clonado. O automóvel passavam por clonagem e eram revendidos de diversas formas, até para outros estados do Brasil. Alguns também eram enviados para desmanche e venda de suas peças.
Redação / Folhapress