SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Se em pleno inverno alguém perguntar se vai dar praia, a resposta provavelmente será negativa. Mas vai. A formação de um bloqueio atmosférico, que irá gerar uma massa de ar quente, proporcionará temperaturas máximas acima de 30°C nesta quinta-feira (18) em boa parte do estado de São Paulo.
Em Santos, na Baixada Santista, a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que os termômetros podem marcar até 32ºC na tarde desta quinta. Na vizinha São Vicente, a previsão é de até 33°C.
Em São Sebastião, no litoral norte, a tendência é de 31°C de máxima.
Segundo a Climatempo, a formação do bloqueio atmosférico deverá elevar a temperatura entre a região central e o sul do país a partir desta quinta, principalmente à tarde.
A agência alerta que praticamente todo o estado poderá ter termômetros com marcas 5°C acima da média para o período até a próxima semana.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo a Climatempo, uma massa de ar quente se estabelecerá na faixa central do país, favorecendo o retorno de temperaturas mais altas até o sul.
O bloqueio atmosférico, explica, impede a formação de grandes nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil.
Temperaturas em torno de 30°C devem ser registradas em praticamente todas as regiões do estado de São Paulo, ao menos até domingo (21).
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, a temperatura apresenta elevação durante as tardes, mas as noites, madrugadas e início das manhãs continuam frias, como é comum nessa época do ano.
É aí que poderão surgir contrastes e grandes amplitudes térmicas, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas.
Santos, por exemplo, em menos de 24 horas salta de 32ºC de máxima na quinta para 9º de mínima nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (19).
Conforme a Climatempo, as noites e madrugadas continuam geladas devido à menor incidência de radiação solar ao longo do dia e ao período mais curto de horas de sol.
Na cidade de São Paulo, o Inmet aponta que até domingo as máximas podem chegar a 27°C, As madrugadas e manhãs serão frias, com temperaturas pouco acima de 10°C, aponta o Inmet.
Para quem quer fugir do calor fora de hora e encarar dias típicos de inverno, a previsão é de geada, a partir desta sexta-feira em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. No domingo, a mínima prevista é de 3°C.
Não há previsão de chuva para os próximos dias no estado de São Paulo.
TEMPERATURA SOBE EM OUTRAS REGIÕES DO BRASIL
O bloqueio atmosférico contribui para a estabilização de uma massa de ar quente em diversas áreas do país. De acordo com a Climatempo, o sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo, que impede a formação de nuves de chuva.
O aumento das temperaturas segue até a próxima quinta-feira (25). De acordo com o mapa, nas áreas em laranja, a elevação será menor, com temperaturas máximas ficando entre 3°C a 5°C mais quentes que a média para o período. Nas áreas em vermelho, principalmente no oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul, a elevação das temperaturas será ainda maior, com marcas acima de 5°C e chegando até 7°C acima da média para o mês de julho.
NEVOEIRO
A Marinha emitiu um alerta nesta quarta-feira (17) afirmando que a interação entre uma massa de ar frio com a temperatura da superfície do mar relativamente mais quente poderá ocasionar nevoeiros esparsos na faixa litorânea entre Chuí (RS) e Peruíbe (SP), entre a madrugada e a tarde desta quinta.
Redação / Folhapress