SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e para parte do Sul, Nordeste e Norte. O aviso vale para este sábado (20), mas o risco deve continuar nos próximos dias.
Segundo o órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o estados de São Paulo está praticamente todo com o alerta amarelo. O mesmo ocorre com Minas Gerais.
A previsão, aponta o Inmet, é que a umidade relativa do ar fique entre 20% e 30% no sábado nestas regiões.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Além do ressecamento das vias aéreas, a poluição acaba piorando as doenças respiratórias.
Todos podem sofrer os efeitos do tempo seco, especialmente os idosos.
Por isso, a indicação é de as pessoas abusarem da hidratação e evitarem ficar expostos diretamente ao sol entre 11h e 16h.
A formação de um bloqueio atmosférico elevou às temperaturas à tarde nestas regiões nos últimos dias.
Esse bloqueio, explica a Climatempo, impede a formação de grandes nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, neste fim de semana persistem as condições de sol entre nuvens, com temperaturas baixas durante as madrugadas e em gradativa elevação no decorrer das tardes na capital paulista.
O sábado, diz o órgão municipal, deve começar com muita nebulosidade, formação de neblina em alguns pontos da cidade e termômetros oscilando em torno dos 12°C.
No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens e diminui a sensação de frio, favorecendo a elevação das temperaturas. As máximas podem chegar aos 24°C, com índices de umidade se aproximando dos 35% durante a tarde.
O domingo segue com sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação na Grande São Paulo. Os termômetros devem variar entre mínimas de 13°C e máximas que podem chegar aos 25°C. No fim da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, porém não há condições de chuva.
Redação / Folhapress