Um homem de 42 anos foi preso no sábado (20), acusado de matar um casal de idosos durante um roubo em Penápolis (SP). O suspeito foi abordado enquanto acompanhava o filho da namorada para comprar uma peça de reposição para uma moto, que ele havia pedido emprestada na sexta-feira (19) para ir buscar um carro em Penápolis.
O jovem relatou à polícia que o acusado devolveu a moto na manhã de sábado com um dos piscas traseiros quebrado, prometendo pagar pelo conserto. Eles estavam a caminho de comprar a peça, com o rapaz dirigindo, quando foram abordados pela polícia na avenida dos Araçás.
A Prefeitura de Araçatuba divulgou uma imagem do Toyota Corolla roubado, captada por câmeras de segurança, momentos antes da abordagem. A cidade conta com 60 câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos para combater a criminalidade e fiscalizar o trânsito. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, a tecnologia de monitoramento é essencial para garantir a segurança pública.
Além do homem de 42 anos, outros dois indivíduos foram presos pelo crime: seu irmão, de 21 anos, e um oleiro de 32 anos, residente em Penápolis. Eles confessaram ter ido ao sítio das vítimas na moto emprestada, rendendo o casal com uma réplica de pistola.
As vítimas, Gabriel Buranello, de 79 anos, e Ana Maria Soares Buranello, de 77 anos, foram encontradas mortas com cortes no pescoço. Gabriel estava na sala e Ana Maria no quarto da residência. Os corpos foram descobertos pelo filho do casal na manhã de sábado.
Os acusados alegaram que o oleiro teria matado as vítimas, mas ambos o incriminaram, afirmando que ele foi quem cortou os pescoços dos idosos. Os três foram apresentados em audiência de custódia no Plantão Judiciário de Araçatuba e tiveram as prisões preventivas decretadas. Os corpos das vítimas foram enterrados às 17h deste domingo, em Penápolis.