RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (22) que os aprovados no novo concurso da instituição terão de “ralar muito”. O processo seletivo prevê salário inicial de R$ 20,9 mil para o cargo de analista, além de benefícios.
“O salário de entrada é de [mais de] R$ 20 mil, mas [o aprovado] vai ralar muito, vai trabalhar muito e vai devolver ao Brasil, porque somos proporcionalmente a instituição que mais transfere recursos para o Tesouro Nacional”, afirmou Mercadante.
Ele discursou na abertura do evento States of the Future (Estados do Futuro), na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma programação paralela do G20, segundo o banco.
O BNDES anunciou que as inscrições para o concurso poderão ser feitas a partir da próxima sexta-feira (26) e permanecerão abertas até 19 de agosto. De acordo com o banco, os registros devem ser efetuados no site da Fundação Cesgranrio.
São oferecidas 150 vagas imediatas e 750 para cadastro de reserva. A jornada de trabalho será de 35 horas semanais.
Segundo o BNDES, o concurso marca o fim de um período de 12 anos sem processos do tipo na instituição. A seleção mais recente foi aberta em 2012, com provas aplicadas no início de 2013.
O banco disse que reservou pela primeira vez uma cota de 30% para pessoas negras. O processo seletivo oferece vagas para o cargo de analista com as seguintes ênfases: administração, análise de sistemas/cibersegurança, análise de sistemas/desenvolvimento, análise de sistemas/suporte, arquitetura/urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional.
O BNDES afirmou que as provas serão aplicadas em todas as capitais. Essa etapa está prevista para o dia 13 de outubro. Mais informações sobre o concurso podem ser consultadas no site do BNDES.
LEONARDO VIECELI / Folhapress