Ricardo Silva (PSD) é advogado, deputado federal e pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto. Nesta segunda-feira (22), o político que lidera as pesquisas de intenção de voto no município foi sabatinado por Chaim Zaher, presidente do Grupo Thathi, e Adriana Silva.
Silva logo iniciou o programa falando sobre os resultados das pesquisas de intenção de voto. Em junho de 2024, por exemplo, o Instituto Paraná Pesquisa questionou 710 eleitores sobre a preferência ao cargo de prefeito. Na ocasião, 58.9% dos entrevistados afirmaram que votariam em Ricardo para prefeito.
Mesmo com os resultados favoráveis, Ricardo fala em humildade. “A gente está aqui com muita humildade, com o pé no chão. Vamos para uma disputa que sempre é muito complexa, Ribeirão Preto é uma cidade que têm pensamentos muitos diferentes, em várias vertentes, então nós temos que respeitar a vontade popular”, discursou o pré-candidato.
Sobre a vontade de ocupar a prefeitura e deixar o cargo de deputado federal, em Brasília, Ricardo fala que a motivação está no sonho. “Todo mundo que mora em uma cidade como Ribeirão Preto e, de certo modo, está na política, tem o sonho de um dia mudar os rumos de sua cidade. Eu tenho visto RP com a necessidade de estabelecer com as pessoas uma forma nova de lidar com o cidadão. Não é crítica a nenhum governo”, explicou Ricardo Silva.
“Eu atingi tudo que podia na vida, Chaim. Eu me formei em direito, me formei em filosofia, sou concursado no Tribunal de Justiça. Essa cidade me deu tudo. Atualmente exerço meu segundo mandato como deputado federal, fui o mais votado em Ribeirão Preto e eu poderia seguir outras carreiras, mas tenho o sonho de ver essa cidade melhor”, continuou o político.
Além das pretensões pessoais, Silva também falou da experiência no poder legislativo e a união envolvendo diferentes partidos em sua pré-candidatura. Neste sábado (20), Alessandro Maraca (MDB) foi anunciado como pré-candidato a vice-prefeito. PL, Republicanos, Podemos e Progressistas já determinaram apoio à pré-candidatura de Ricardo.
“Nós não vamos entrar em uma disputa nacional. Vamos mostrar que Ribeirão Preto pode mais, pode fazer bem feito. Nós precisamos nos cercar de pessoas competentes. Um prefeito não deve ter o objetivo de fazer tudo sozinho”, disse.
Quando indagado sobre a quantidade de partidos envolvidos na pré-campanha e as possíveis exigências durante o futuro governo, Ricardo Silva fala em transparência e comando.
“Quem quer ser prefeito em Ribeirão Preto tem que agir com transparência, inclusive naquilo que se propõe todas as secretarias principais do próximo governo estarão no meu comando. Não abro mão disso. O prefeito tem que ter unidade de comando”, respondeu Silva.
A fala com teor de respeito e institucionalidade também foi conduzida à Câmara Municipal. De acordo com Ricardo Silva, a relação deve preservar a independência dos poderes.
“Eu quero estabelecer com Ribeirão Preto uma relação de seriedade, transparência e, com partidos políticos, do mesmo modo. Assim como a Câmara Municipal – uma relação de respeito, institucionalidade, mas que vai preservar em especial a independência dos poderes”, argumentou.
Assista:
O programa Mentoria recebeu, desde 17 de junho, um pré-candidato a prefeito para sabatina, das 20 às 20h30. Jorge Roque (PT), Marco Aurélio Martins (NOVO), Ismar Menezes (AGIR) e André Trindade (UNIÃO) foram sabatinados, além de Ricardo Silva (PSD).
Todos os programas estão disponíveis no YouTube do Grupo Thathi. Clique aqui e assista na íntegra.