Após seis meses do início do aparecimento de rachaduras em residências da Avenida Antônio de Queiroz Filho, no bairro Independência, em Taubaté, oito imóveis ainda permanecem interditados. Nesta sexta-feira (26), a equipe de reportagem da TV Thathi SBT foi até o local depois de receber denúncias de moradores sobre furtos nas casas.
A Secretaria de Obras de Taubaté informou que aguarda os resultados dos estudos realizados a fim de que seja possível determinar as causas dos problemas estruturais que afetaram as residências e a via.
O local tem sido vistoriado por equipes técnicas de diversas secretarias desde janeiro, data em que foi solicitada a primeira avaliação preliminar nas residências e foram realizadas as primeiras interdições pela Defesa Civil, que desde então segue com o monitoramento do local.
Logo no início das apurações, foi constatada a existência de adutoras de grande porte da Sabesp e da Comgás, que foram desativadas, e que não há tubulações de grande porte da Prefeitura, como tubos Armcos ou manilhas de concreto, apenas tubulações de drenagem de pequeno porte, devido às minas canalizadas.
Ainda na primeira quinzena de janeiro, foram registrados dois fortes vazamentos na rede de distribuição de água potável, de responsabilidade da Sabesp, localizada na viela próxima à avenida, que fica ao lado das casas que apresentaram as rachaduras.
Em nota, a Sabesp informou que foram feitas diversas vistorias no local que não apontaram relação entre as operações de suas redes de água e esgoto com os problemas nos imóveis. Uma análise feita pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) mostra que a movimentação de solo na avenida Antônio de Queiroz está ocorrendo mesmo com as redes de água da Companhia desativadas desde o final de janeiro. Além disso, filmagens internas da tubulação constataram a integridade da rede e do coletor-tronco. A Sabesp disse que está monitorando a situação.
Furtos na Avenida
Em relação aos furtos nos imóveis interditados, a Prefeitura esclareceu que a responsabilidade pela investigação e pela segurança preventiva em residências é da Polícia Civil e da Polícia Militar. No entanto, destacou que a Guarda Civil Municipal tem contribuído para a segurança do local, realizando patrulhamento com viaturas durante deslocamentos entre praças, parques e prédios públicos no bairro.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que após um levantamento de dados realizado na região do bairro Independência, verificou-se que não há boletins de ocorrência registrados nos sistemas referentes a possíveis furtos à residências que estão interditadas pela prefeitura.
Já a SSP (Secretaria de Segurança Pública), informou que os casos citados pela reportagem foram registrados pela Delegacia Eletrônica e encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Taubaté, que realiza investigações para identificar e prender os autores. Em relação ao policiamento, as ações foram intensificadas em Taubaté.
O repórter Gustavo Rosa foi até o local atualizar sobre a situação das casas com rachaduras na avenida de Taubaté, assista: