Teddy Riner e Marie-José Perec: quem são os escolhidos que acenderam a pira olímpica de Paris-2024

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os tricampeões olímpicos Teddy Riner, do judô, e Marie-José Perec, do atletismo, ambos nascidos em Guadalupe, território francês na região do Caribe, foram os escolhidos para acender a pira olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Com o recorde de 11 títulos mundiais e uma invencibilidade que durou quase uma década, o gigante francês é apontado por muitos o maior judoca da história do esporte. É algo como o Pelé do judô.

Embora tenha sofrido algumas derrotas ao longo dos últimos anos, Riner chega aos Jogos de Paris, dentro de casa, como o principal nome da categoria acima de 100 kg, podendo igualar o recorde de vitórias em Olimpíadas do japonês Tadahiro Nomura que já dura 20 anos.

Entre setembro de 2010 e fevereiro de 2020, “Teddy Bear” ou “Big Ted”, como é carinhosamente conhecido devido ao seu porte físico corpulento, alcançou a impressionante marca de 154 vitórias em sequência. Conquistou o ouro olímpico na edição de Londres, em 2012, e na do Rio de Janeiro, em 2016, além de outros seis títulos mundiais.

Na França, terá a chance de igualar o recorde olímpico de três ouros individuais do judoca japonês Tadahiro Nomura, que venceu em Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004, na categoria até 60 kg.

Marie-José Perec, por sua vez, é uma ex-atleta que ganhou o ouro em Barcelona-1992 nos 400 metros. Em Atlanta-1996, venceu tanto os 200 m quanto os 400 m. Também foi bicampeã mundial na prova de 400 m.

Em Sydney-2000, quando defenderia seus títulos, Perec desistiu de participar da competição apenas alguns dias antes do início dos Jogos.

Na ocasião, ela criticou a imprensa australiana que, segundo ela, publicou matérias que tentaram desestabilizá-la emocionalmente para beneficiar a corredora da casa Cathy Freeman, que acabou ficando com o ouro nos 400 m.

LUCAS BOMBANA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS