RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Flamengo quer usar jovens do profissional para reforçar sub-20 no Mundial

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo se prepara para a disputa do Mundial Sub-20, em agosto, no Maracanã. Parte da estratégia, que vem sendo traçada desde o título da Libertadores em março, é se adaptar ao pouco tempo com o elenco completo. A ideia do técnico Filipe Luís é ter o grupo o mais reforçado possível para a disputa e joias que hoje atuam pelo time de cima podem virar reforços.

O problema é que o time principal tem jogos importantes próximos. O Mundial acontece no dia 24 de agosto. Dois dias antes (22), o Fla sobre o morro e vai a La Paz decidir as oitavas da Libertadores com o Bolívar. No dia seguinte (25), os profissionais entram em campo novamente contra o Red Bull Bragantino, em casa.

Mesmo assim, vários jovens já fizeram esforço similar anteriormente. A tendência é que nomes como Lorran, Matheus Gonçalves e Rayan Lucas sejam utilizados.

O time sub-20 já está acostumado a não ter a “força máxima”. No título do Campeonato Brasileiro no ano passado, o time completou treinou apenas cinco vezes das últimas 45 sessões realizadas.

Do time titular que venceu o Brasileiro, somente dois se mantiveram na equipe que começou a final da Libertadores. A comissão técnica precisou fazer uma reconstrução em cinco meses e ainda vive esse processo com a chegada de Filipe Luís, que substituiu Mário Jorge.

Tite segue contando com cada vez mais garotos no time principal. O Flamengo volta a entrar em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-GO.

BASE JÁ SE PREPARA PENSANDO NO CARIOCA

Além do Mundial, o planejamento das categorias de base já aponta para o Carioca. Virou rotina no clube iniciar o Estadual com garotos antes de o profissional entrar de vez na competição.

Por isso, o Flamengo mantém um elenco maior na categoria sub-20. A ideia é ter jogadores o suficiente para suprir as demandas do time de cima, especialmente quando Copinha e Carioca acontecem de maneira simultânea.

O sub-20 B também ajuda no processo. Em 2019, o Fla decidiu montar uma segunda equipe dentro da categoria para disputar as competições estaduais, enquanto a primeira prioriza os torneios nacionais, internacionais e o profissional. Nesse grupo, vários jogadores mais jovens começam a integrar o elenco para acelerar o amadurecimento.

ALEXANDRE ARAÚJO E LUIZA SÁ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS