RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mesmo nas minhas medalhas, não senti emoção tão forte, diz Pérec sobre acender a pira olímpica

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Só de falar sobre a honra de acender a pira olímpica na cerimônia de abertura, juntamente com o judoca Teddy Riner, a ex-velocista francesa Marie-José Pérec fica trêmula e quase chora. Pérec, 56, falou à Folha de S.Paulo sobre a emoção que sentiu, maior que a das três medalhas de ouro olímpicas que conquistou em sua carreira (400 metros rasos em Barcelona-1992 e Atlanta-1996 e 200 metros rasos em Atlanta).

Ela só não quis comentar o original sistema da pira olímpica, que substituiu a tradicional chama por um efeito visual obtido com vapor d’água e lâmpadas de LED.

O assunto é tratado com visível cautela pelo comitê organizador, supostamente pelo temor de críticas à ideia. A conversa aconteceu enquanto a estrela olímpica acompanhava as provas de esgrima no Grand Palais.

PERGUNTA – Qual foi a emoção ao acender a pira olímpica?

MARIE-JOSÉ PÉREC – Foi in-co-men-su-rá-vel de tão grande que foi. Com Teddy, a emoção foi tão forte que uma hora eu disse a ele, com a maior naturalidade: “Me dá sua mão, me dá sua mão”. E aí sentimos algo muito, muito forte. Ontem eu estava falando: mesmo nas minhas medalhas, mesmo nas minhas vitórias, não senti isso, porque não é uma equipe, é diferente. Ser recompensado sem ter feito um esforço para isso, significa realmente algo. Foi fabuloso, fabuloso.

P. – O presidente do comitê organizador, Tony Estanguet, disse que ligou para a senhora no final da manhã da cerimônia de abertura, para dar a notícia.

MJP – Assim que eu vi o nome dele no meu telefone, eu comecei a chorar. Comecei a chorar. E ele me falou. [Quase chorando] Só de ver o nome dele no telefone, isso já me fez sentir toda essa emoção. Eu não conseguia nem falar.

P. – O sistema da pira é bastante original. Ele explicou à senhora que não havia perigo em acendê-la, porque não é uma chama, e sim luz?

MJP – Mas eu não posso falar sobre isso [risos]!

ANDRÉ FONTENELLE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS