O Partido Social Democrático (PSD) oficializou neste domingo (28) a candidatura do coronel reformado da Polícia Militar, Deocleciano Borella Júnior, para as eleições municipais em Araçatuba (SP). O anúncio foi feito durante a convenção partidária realizada na Câmara dos Vereadores.
O médico Flávio Salatino foi confirmado como candidato a vice-prefeito. Além disso, foram apresentados 90 candidatos a vereadores, sendo 59 homens e 31 mulheres. Borella, de 63 anos, está se lançando na política pela primeira vez. Coronel da Polícia Militar e formado em direito, ele nasceu, cresceu e reside em Araçatuba, é casado e tem dois filhos.
Borella já comandou a Companhia da PM em Araçatuba, Santa Fé do Sul, Birigui e Penápolis, além de ter ocupado posições como coordenador operacional, subcomandante e chefe de estado-maior na PM. Em 2017, assumiu o cargo de chefe de gabinete na Prefeitura de Araçatuba e, em 2023, filiou-se ao PSD.
Durante a convenção, a candidatura de Borella recebeu apoio de diversos partidos, incluindo União Brasil, Podemos, PRTB, Republicanos e a federação PSDB-Cidadania. Segundo a Lei 9.504/1997, os candidatos devem ser definidos nas convenções partidárias entre 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral, com registro das candidaturas até 15 de agosto. As eleições estão marcadas para 6 de outubro, quando serão escolhidos prefeito, vice e vereadores para o período de 2025 a 2028.