A Secretaria de Saúde de Campinas programou para sábado, 3 de agosto, um trabalho de monitoramento especial da estratégia de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Ele inclui aplicação de doses em residências onde forem encontradas cadernetas com atraso.
A ação faz parte de uma mobilização nacional para que o Brasil busque a recertificação de país livre do sarampo, e tem ainda o objetivo de verificar como está a imunização contra a paralisia infantil na cidade diante da substituição gradativa da vacina oral para a versão injetável, conforme medida anunciada pelo governo federal em julho do ano passado.
Como será o monitoramento?
A ação será direcionada para crianças de 6 meses a 4 anos. Integrantes das equipes de Saúde da Família de cada um dos 68 centros de saúde (CSs) devem percorrer juntas pelo menos 201 bairros com objetivo de verificar a imunização contra as duas doenças. A amostra será escolhida aleatoriamente, conforme cadastros das unidades básicas.
A lista de territórios previstos está disponível no link: https://portal-api.campinas.sp.gov.br/sites/default/files/noticias/anexo-avulso/Rela%C3%A7%C3%A3o%20de%20bairros%20-%20MEV%202024.pdf
“Esta ação é muito importante para avaliarmos a estratégia de vacinação em Campinas, contribuir com este processo nacional para recertificação de país livre do sarampo, e ver como está a vacinação contra pólio diante da substituição gradativa do imunizante”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli.
As duas vacinas serão aplicadas casa a casa, se houver necessidade. Por isso, a Saúde faz um apelo para que as crianças estejam em casa no sábado e os pais ou responsáveis deixem as cadernetas separadas para a verificação pelas equipes.
Chaúla explicou que os agentes de saúde devem estar de jaleco e identificados nas visitas às residências. Dúvidas podem ser esclarecidas neste dia pelo telefone (19) 2116-0187.
A coordenadora ressaltou ainda que, se necessário, haverá orientação sobre outras doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação que eventualmente estejam atrasadas.
Contexto
O sarampo é uma doença contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia, diarréia e pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.
Já a pólio é uma doença considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. O último caso no Brasil ocorreu em 1989, sendo que em 1994 houve certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.
Como receber a vacina?
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão em: https://vacina.campinas.sp.gov.br.