Moradores de Campos do Jordão, cidade da Serra da Mantiqueira, se assustaram com um barulho parecido com uma explosão e um suposto tremor de terra nesta quarta-feira (31).
Leia mais notícias da região aqui
Apesar da sensação relatada pelos jordanenses, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou em nota que não recebeu nenhum chamado para ocorrência relacionada a tremor de terra em Campos do Jordão. Já a Defesa Civil do município de Campos do Jordão informou que foi observada a passagem de uma aeronave em um voo rasante pela cidade, o que causou o forte ruído e um leve tremor no solo.
O que diz o Centro de Sismologia da USP
De acordo com o pesquisador do Centro de Sismologia do Instituto de Energia e Ambiente da USP Bruno Collaço, a princípio, o site do instituto teria registrado um leve tremor de 2,2 mR (Magnitude Regional), porém sem nenhuma profundidade, por volta das 14h. Mas após a chegada de novos dados de outras estações de pesquisa mais próximas a informação foi retirada do portal.
Segundo o Centro de Sismologia, a possibilidade de tremor foi descartada e, muito provavelmente, a sensação foi causada pela quebra da barreira do som por aviões militares. Neste momento, houve a formação de uma onda de choque que pode ter causado uma interferência no aparelho responsável pelo medição do tremor de 2,2 mR, que não seria verdadeiro
Porém, até o momento, o Instituto de Energia e Ambiente não recebeu nenhuma confirmação da aeronáutica sobre a quebra de barreira do som.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Camila Lucci